quinta-feira, 29 de abril de 2021

«COSTELETAS» QUE EU CONHECI


        O DR. JOSÉ DE SOUSA UVA JR.

(«ZÉ DA UVA»)

         

         Tive o ensejo de o ter como professor, no Curso Geral de Comércio, na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, ao tempo (princípio dos anos 50 do século passado) a funcionar nas suas velhas instalações da Rua do Município. Foi meu mestre nas disciplinas de «Noções Gerais de Comércio» e «Direito Comercial», para além de outras que regeu, caso do «Francês» e daí o dizer-se que «o dr. José da Uva é pau para toda a obra...», querendo referir-se a variedade de opção pedagógica que lhe era conhecida.

         Natural de São Brás de Alportel, ao tempo a mais importante freguesia do concelho de Faro, do qual se desmembraria a 1 de Junho de 1914, o dr. José de Sousa Uva Júnior nasceu a 14 de Agosto de 1890 e faleceu em Faro, onde viveu a maior parte da sua vida, uma vida recheada e plenamente vivida com múltiplas e variadas facetas.

         Era um «sambrazense» bom e complacente, sempre disposto a empenhar-se nas causas maiores, como o deixou bem atestado nas várias funções desempenhadas e na acção desenvolvida. 

          Foi combatente, como alferes miliciano, na I Grande Guerra Mundial (1914/18), integrando o 1º Grupo de Companhias dos Serviços de Administração Militar, que se houve com bravura e heroísmo nas terras de França. Exerceu o professorado, durante décadas, na Escola Tomás Cabreira, de que foi Director, sendo uma figura em evidência na Cidade de Faro, nos primeiros 60 anos do século XX. O «Dr. Zé da Uva», como era conhecido «Algarve em fora» , era-o como a sua mediática família, de marcante presença na vida algarvia. Poeta de elevado mérito, ainda hoje são recordadas as suas gazetilhas sobre factos e figuras da vida farense, da sua autoria sendo o conhecido corridinho «Estão verdes». Uma compilação de poemas seus foi publicada em 2005 pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, a qual inclui depoimentos de vários alunos - Aníbal Cavaco Silva, Casimiro de Brito e Mário Zambujal. Desempenhou vários cargos na vida pública e associativa, havendo sido, entre outros, Vice - Presidente da extinta Junta Geral do Distrito e Procurador pelo Ensino Técnico no Conselho Provincial do Algarve, Presidente da Direcção da Mutualidade Popular - o que dimensiona bem a sua presença extensional na Região.

            

                                                            JOÃO LEAL


Sem comentários: