segunda-feira, 28 de março de 2022

LIVROS QUE AO ALGARVE INPORTAM

     «ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES, CEM ANOS DE EXISTÊNCIA»

                         ROGÉLIO GOMES E MANUEL JOSÉ (MOURINHO)

           Assinalando o centenário da criação da Escola Industrial e Comercial de Silves, actual Escola Secundária, constituída em 1919, foi publicado o livro «Escola Secundária de Silves, 100 anos de existência, contributo para a sua história». São seus autores Rogélio Mena Gomes e Manuel José de Sousa Santos (Mourinho). Trata-se de um trabalho da mais vincada importância para a história da formação profissional e do ensino no Algarve.

 

            «VIZINHOS DO MAR»

                                                      JULIÃO QUINTINHA

            A reedição das obras do jornalista e escritor silvense Julião Quintinha teve início com o livro de contos «Vizinhos do Mar» e numa iniciativa conjunta da Arandis Editora e do CELAS (Centro de Estudos Luso - Árabes de Silves). A apresentação decorreu na Casa da Cultura (sede do CELAS) naquela histórica cidade algarvia.

 

                   «O MEU ESPELHO»

                                                         JOÃO INTO CABI

              É um poeta e escritor guineense, João Into Cabi, o autor do livro bilingue (português e francês) «O Meu Espelho», cuja apresentação teve lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé. Foi apresentadora, que se referiu ao autor e à sua criação literária, Alda Neves. João Cabi nasceu na Guiné - Bissau, em 1967, é professor de português do ensino secundário e bolseiro do Instituto Camões.

 

                      «AS PESSOAS INVISÍVEIS»

                                          ARQ. JOSÉ CARLOS COSTA BARROS

             «Prémio Leya - 2021», alcançado entre 800 originais concorrentes o livro «As pessoas invisíveis» da autoria do arquitecto paisagista José Carlos Costa Barros, vai ser apresentado no dia 12 de Abril. O autor, que cursou a Universidade de Évora, é natural de Boticas (1963) e reside em Vila Nova de Cacela desde os anos 80. Foi Director do Parque Natural da Ria Formosa, deputado à Assembleia da República e autarca. Publicou vários livros em prosa e poesia, entre os quais «Sete epígonos de Tebas», «Um amigo para o Inverno», «O prazer e o tédio», etc. O livro «As pessoas invisíveis» narra «uma viagem por vários tempos da História de Portugal».

 

                                                                          JOÃO LEAL

Sem comentários: