segunda-feira, 28 de março de 2022

 «TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA»

        Cachopo, a típica localidade tavirense da Serra do Caldeirão, é a primeira aldeia do Algarve a ser classificada como «Aldeias de Portugal», resultado de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Tavira, em Julho de 2021 ao certame criada pela ATA (Associação de Turismo de Aldeia) para distinguir as aldeias rurais tradicionais com potencialidade turística. Esta marca vai permitir aumentar o fluxo turístico a Cachopo.

        A Auto - Estrada A22, que corre ao longo do Algarve, entre Lagos e a Ponte Internacional do Guadiana é, segundo os condutores, a pior auto estrada portuguesa e na sequência de um estudo elaborado pela Deco Proteste.

         No decurso do passado mês de Fevereiro a taxa de ocupação global média / quarto foi de 40,2%, muito próximo da registada em igual período no ano de 2019, antes da pandemia (43,3%). A zona Faro / Olhão foi a que registou melhor valor (57,7%), havendo o mercado interno crescido 20,8% e o espanhol 29,2%. No sentido inverso as maiores descidas registaram-se em relação aos turistas alemães (menos 36,8%) e ingleses (quebra de 18,7%).

         O «chef» Luís Santos, natural de Albufeira e que frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e, posteriormente uma graduação em «cozinha Avançada» na Universidade Lusófona, é o novo responsável pela gastronomia do Restaurante Dourado, do Hotel de luxo WG Algarve, na Quinta do Lago.

          Durante a recente BTL foi lançado o «Caminho Marítimo de Santiago», que pretende reunir em Portugal os amantes da viagem da nau «Barca de Pedra» que, segundo a lenda, teria transportado no ano 40 o corpo do apóstolo São Tiago desde Jaffa (Palestina) até à Galiza. A viagem inaugural acontecerá entre 28 de Maio e 13 de Junho desde Vila Real de Santo António até aquela região do Norte de Espanha.

            Cresce o investimento alemão no imobiliário algarvio, segundo a agência «Engel & Volkers», com uma média de 15%. A maior procura dos germânicos é em relação á zona da Quinta do Lago (125%).

                                                                     JOÃO LEAL

Sem comentários: