terça-feira, 1 de março de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

 «PRÉMIO DR. RUI ANTÃO 2022»


               Vamos entrar na oitava edição do «Prémio de Ortopedia Dr, Rui Antão», criado em homenagem ao notável médico desta especialidade e um dos mais devotados farenses que vida hemos conhecido.

                 As primeiras imagens que nos saltam à mente à saudade, porque infinita saudade temos do «Ruizinho» era quando ele, menino e moço, seguramente mais menino que moço surgia no Estádio de São Luís, ali por detrás da baliza norte, a gritar, a torcer e a viver pelo seu Farense, que era um dos grandes amores da sua vida. A outra é vê-lo com a miudagem do seu tempo, no edifício referência que era, na Praceta Coronel Pires Viegas, o «Palácio de Vidro», num grupo de que faziam parte figuras - símbolos desta cidade - Os Rocheta Cassianos, os Santos, os Chagas, o Magalhães.....

                 O Rui Manuel Gago Antão, de seu nome completo, foi um líder e um homem bom. Andou no Liceu João de Deus, depois chamado de Liceu Nacional de Faro, cidade onde nasceu (22 de Dezembro de 1946), para sua e nossa honra, filho do benquisto casal D. Maria Bento Gago e Manuel Antão.

                   Estudou Medicina na histórica Universidade de Coimbra e cumpriu o serviço militar no terrível teatro de guerra da Guiné.

                   Profissionalmente foi, sempre mediante concurso público, Assistente Graduado e Chefe de Serviço da Carreira Hospitalar. Uma vida profissional intensa a que o Dr. Rui Antão se dedicou e que envolvia todo um vasto conjunto de sectores. Nunca nos esqueceremos do que foi o seu incansável labor em prol do Moto Clube de Faro e dessa referência maior da sua e nossa terra, que é a «Concentração Internacional de Motas».

                  O Prémio, em sua memória instituído pelo HPA (Hospital Particular do Algarve), tem como objectivo estimular a realização de actividades que promovam o desenvolvimento e a notoriedade da especialidade de Ortopedia no Grupo HPA Saúde. No ano transacto foram distinguidos os médicos drs. Acácio Ramos e Diogo Silva Gomes. Este ano a «razão da atribuição do «Prémio Dr. Rui Antão» deveu-se ao contributo de publicações científicas relevantes». Já foram distinguidos nas 7 anteriores edições desta homenagem ao saudoso clínico 20 personalidades (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, designers e administrativos).

                     «Prémio de Ortopedia Dr. Rui Antão», uma iniciativa que honra o saudoso cientista e a cidade onde nasceu e que tanto amava.

Sem comentários: