terça-feira, 1 de março de 2022

«LIVROS QUE AO ALGRVE IMPORTAM»



    «UNIÃO DESPORTIVA E RECREATIVA SAMBRASENSE - 50 ANOS DE MEMÓRIAS»


                                                         ISA VICENTE


        «A Direcção sonhou e a obra nasceu», assim escreveu a autora e jornalista ISA VICENTE, a propósito deste «livro - álbum» intitulado «União Desportiva e Recreativa Sambrasense - 50 anos de memórias». Porque efectivamente se trata de um livro - álbum, na medida em que as fotografias abundam em detrimento do texto, recordando meio século do mais representativo Clube do concelho de São Brás de Alportel. Á obra bem se pode aplicar o provérbio «uma gravura vale mais que mil palavras» pelo seu contexto de interesse e pelo que representa de história vivida e acontecida nestes últimos cinquenta anos na Vila da Beira Serra do Caldeirão.

          Volvido em acesa assembleia geral (10 de Junho de 1970) o histórico conflito entre as duas agremiações então existentes, o Desportivo e Os Unidos, surgiu um clube único, o União Desportiva e Recreativa Sambrasense (UDRS), sobre cuja história se debruça a obra assinada pela jornalista Isa Vicente.

            Divide-se em 8 capítulos - «Da fusão nasce a União», «Títulos e Classificações», «Ciclismo», «Basquetebol», «Futsal», «Ténis de Mesa», «Actividades Culturais» e «Jornal O Sambrasense», abarcando numa perspectiva geral toda a acção desenvolvida. E muito e valiosa, como nesta obra fica para a História, o tem sido. Quando nos envolvíamos na sua aprazível leitura, surgiu-nos no semanário «Expresso» (edição de 18 de Fevereiro de 2022), a crónica, sempre apetecível assinada pelo Cardeal D. José Tolentino Mendonça intitulada «O que levamos connosco», donde extraímos a frase que bem emoldura este livro - «O futuro não se constrói se se perde completamente de vista o passado».


           «O RESGATE DOS CAVALOS MARINHOS»


                                                           GORETI COSTA

               No âmbito do projecto Galope foi editado um livro infantil e realizada uma escultura com materiais reciclados sob o tema geral de «O resgate dos cavalos marinhos». As obras referidas foram apresentadas no Consulado Geral do Brasil, em Faro, numa iniciativa da Associação «Talentos Unidos» e a sua venda destina-se, na totalidade, a ajudar o «Prémio de Excelência» criado pela Universidade do Algarve (Curso de Biologia Marinha).



                                                            João Leal


Sem comentários: