segunda-feira, 15 de agosto de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



          FARO ROMANA


   A história passada de Faro desvenda-nos todo um mundo extraordinário, sobretudo documentada num vasto espólio, em constante enriquecimento. Grandes civilizações da Antiguidade aqui deixaram a sua marca implantada, dando-lhe uma identidade definidora de um passado, que não se pode nem se deve olvidar.

    O período romano, ou seja aquele em que Roma foi capital do mundo conhecido, ocupa nesta perspectiva um lugar destacado e bem vincado, que fazem desta «Faro Romana» uma das grandes referências da romanização das Hispânias.

     Vem tudo isto a propósito e muito mais havia a escrever, o que consideramos desnecessário pela unânime aprovação desses valores, da décima edição do «Encontro de Escultura Romana da Hispânia», o maior evento sobre este tema que decorre na Península Ibérica e que decorre, de 27 a 29 de Outubro, em Faro e em Mértola. 

     Pela segunda vez tem lugar em Portugal e contará com a participação de grandes especialistas mundiais em sessões que vão decorrer no Museu Municipal de Faro, onde se encontram muitas peças deste período histórico ou a ele referente (caso do mosaico do Deus Neptuno encontrado na Rua Infante D. Henrique) e no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve. 

      Após dois dias nesta terra de Ossónoba e do Milreu o evento prosseguirá, para encerramento nessa jóia histórica que é Mértola.

       A recente elevação a «tesouro nacional» dos bustos romanos há décadas encontrados em Faro conferem um sentido especial a este «Encontro sobre a Escultura Romana da Hispânia», um marcante evento no calendário das manifestações culturais farenses.


Sem comentários: