segunda-feira, 15 de agosto de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



          CAPITAL MUNDIAL DE FOLCLORE


          Por estes dias, de 21 a 27 de Agosto, retorna com todo o seu esplendor o que é uma das grandes realizações anuais de maior efeito, tornando Faro a capital mundial do folclore. Referimo-nos ao «FOLKFARO 2022» que, organizado pelo quase centenário Grupo Folclórico de Faro, reúne a participação de 9 conhecidos e famosos agrupamentos de 9 países vindos de todos os quadrantes do Mundo.

         Assim teremos mais de 300 «balhadores», tocadores, dançarinos, músicos e outros que sob o denominador comum das danças, trajes e cantares, se exibem na maior manifestação folclórica ao Sul do Tejo. O «FolkFaro 2022» tem o reconhecimento oficial do CIOFF, organismo dependente da UNESCO, que o classifica entre os «grandes festivais mundiais de folclore». Nele estarão presentes grupos do Brasil, Bósnia Herzogovina, Quénia, México, Argentina e Polónia, nestas inesquecíveis jornadas da cultura da paz pelas danças e cantares.

          Desde a abertura oficial, a acontecer na noite (21 horas), do dia 21 (Domingo) no Teatro das Figuras, quando se ouvir essa significativa e bem simbólica música do «Amigos para Sempre» até ao derradeiro espectáculo a ter lugar a 28 como todas as noites e este ano no Largo da Sé, diversos actos do mais elevado sentido vão acontecer. Entre estes apontamos os workshops, ateliers e oficinas, as exibições em instituições de solidariedade social, a plantação da árvore da amizade, a celebração ecuménica e o desfile pela «Calle Mayor» do Algarve, as Ruas de Santo António e de D. Francisco Gomes, etc.

           Após 2 anos de ausência o «FolkFaro» retorna com todo o seu esplendor e graças à coragem, vontade e determinação, desse que tem sido o maior embaixador de Faro mundo em fora, que é o Grupo Folclórico de Faro.


Sem comentários: