quinta-feira, 18 de agosto de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



«LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE SAGRES»


                                          DR. NUNO CAMPOS INÁCIO


       No Centro Interpretativo da Lota de Sagres, foi apresentado, com a presença de várias entidades, o primeiro volume da trilogia «Levantamento Enciclopédico da Famílias de Sagres». Trata-se de uma obra de elevado interesse da autoria do genealogista e investigador portimonense Nuno Campos Inácio, um dos nomes maiores da genealogia e da história do Algarve. A edição é da Arandis, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Ao longo de quase seiscentas páginas, esta obra ilustrada com mais de 400 gravuras, representa o mais completo estudo sobre a histórica freguesia de Sagres, no período até 1918. 

    «É um exaustivo levantamento de carácter monográfico, que relata de forma inédita e exemplar, um riquíssimo acervo informativo sobre a memória colectiva e a história humana, social, religiosa, militar, económica e administrativa de Sagres desde a Pré - História à Contemporaneidade.»

      O Dr. Nuno Campos Inácio, autor de vários livros, nasceu em Portimão, é licenciado em Direito e funcionário do Ministério da Justiça.

       Espera-se que os restantes dois volumes deste «Levantamento  Enciclopédico das Famílias de Sagres» possam ser apresentados até final do ano.


                                                                   



   «A QUINTA DA FONTE DA PIPA»

                                             MIGUEL MADEIRA


       É o terceiro livro policial da autoria do escritor Miguel Madeira este «A Quinta da Fonte da Pipa», que tem por cenário o aristocrático complexo agro - palaciano do mesmo nome do volume.

        Sobre esta coincidência disse o escritor: «Como tenho a tendência para pormenorizar excessivamente os locais onde acontece a história este livro reflecte também uma fase em que em continuo a viver em Loulé, mas trabalho, desde há 4 anos em Faro».

        Nascido em Caracas (Venezuela), em 1966, Miguel Angel Lopes Madeira, de seu nome completo publicou anteriormente «A Cruzada» (2006), «A Governação Municipal» (2011), «Obsessão» (2015) e «A Vingança» (2019).


                                                JOÃO LEAL


Sem comentários: