terça-feira, 1 de abril de 2008

CRIAR A MÍSTICA COSTELETA

(mata dos gorjões)


A IDEIA

É criar aqui no blogue o universo costeleta e introduzir nele o espírito de camaradagem da velha academia.

Aqui, poderemos encontra-nos se a malta quiser.

Aqui poderemos recordar .

Por aqui poderemos mostrar a nossa solidariedade.
Aqui poderemos...

Aqui...

Aqui poderás voltar sempre.




HOJE TEMOS CORREIO DE WASHINGTON
Por DIOGO COSTA SOUSA

1 – Para o ARNALDO SANTOS SILVA na praia da ALTURA

Quem e' bom e' bom ! E o Arnaldo e' um desses seres talentosos...com se diz agora---"uma forca da natureza" .Pelo menos para mim e'. E passo a dizer porque ".Eu conheço a estoria ,"velho o rapaz e o burro" pelo menos desde a primaria e, o mais que diria sobre o assunto, como bom algarvio e montanheiro seria: -"estes gajos vão para onde esta o vento" ..como quem diz, não têm vontade própria,. isto seria eu ! O Arnaldo não, agarro o texto e desmonta-o em considerações que se não geniais pelo menos bem trabalhadas....o talento e' isso mesmo, ou se tem ....ou não se compra!!! parabéns.




(praia da altura)

2 – Para o JOÃO BRITO SOUSA no PATACÃO

E para ti João ...sabes que me recordas-te a D. Maria José minha professora de português [ esposa do director] porque"--- eu digo, agarraste numa considerações desgarradas e, fizeste o que ela muitas vezes exigia de nós ----- passar um texto para o discurso directo.....e tu, velha "raposa" do ensino fizeste isso com aquela graça que só a tua experiência em letras podia ter conseguido dando a sensação de uma conversa entre dois amigos....muito bem conseguido.

3 - Para o bife ADOFO PINTO CONTREIRAS

....Ah por isso....ao ADOLFO PINTO COMTREIRA, podes dar um incentivo ao rapaz...a critica positiva também e' critica...porque ele tem razão naquilo...as televisões vão até a' exaustão na exploração das cenas de faca e alguidar se bem que eu concordei com a primeira exposição feita por eles e, até to frisei na medida em que vinha expor aquilo a que os professores de agora têm que viver! lembras-te...mas claro depois banalizaram.

Um abraço para ti meu bom amigo
DIOGO COSTA SOUSA

Publicação de
João Brito SOUSA

A GRANDE VERDADE DA VIDA







A GRANDE VERDADE DA VIDA E O COSTELETA ARNALDO SILVA

Caros amigos Costeletas.

Assumi e mantenho, a responsabilidade na elaboração do blogue “oscosteletas” .Mas tenho poucos indicadores acerca da qualidade do meu trabalho. Gostava de ter alguns, melhor, muitos comentários.

Mas, dos comentários que me chegam, não bate a bota com a perdigota. E então lembrei-me da história do “velho, do rapaz e do burro” que coloquei no meu blogue http://bracosaoalto.blogspot.com/ e o costeleta Arnaldo Silva comentou.

Achei giro e vou colocá-lo aqui.

O Velho, o Rapaz e o Burro

O Mundo ralha de tudo,
Tenha ou não tenha razão,
Quero contar uma história
Em prova desta asserção.

Partia um velho campónio
Do seu monte ao povoado,
Levava um neto que tinha
No seu burrinho montado:

Encontra uns homens que dizem:
"Olha aquela que tal é!
Montado o rapaz que é forte,
E o velho trôpego a pé."

"Tapemos a boca ao mundo",
O velho disse: "Rapaz,
Desce do burro, qu'eu monto,
E vem caminhando atrás."

Monta-se, mas dizer ouve:
"Que patetice tão rata!
O tamanhão de burrinho,
E o pobre pequeno à pata."

"Eu me apeio", dis prudente
O velho de boa-fé,
"Vá o burro sem carrego,
E vamos ambos a pé."

Apeiam-se, e outros lhe dizem:
"Toleirões, calcando lama!
De que lhes serve o burrinho?
Dormem com ele na cama?"

"Rapaz", diz o bom do velho,
"Se de irmos a pé murmuram,
Ambos no burro montemos,
A ver se inda nos censuram".

Montam, mas ouvem de um lado:
"Apeiem-se, almas de breu,
Querem matar o burrinho?
Aposto que não é seu."

"Vamos ao chão", diz o velho,
"Já não sei qu'ei-de fazer!
O mundo está de tal sorte,
Que se não pode entender.

É mau se monto no burro,
Se o rapaz monta, mau é,
Se ambos montamos, é mau,
E é mau se vamos a pé:

De tudo me têm ralhado,
Agora que mais me resta?
Peguemos no burro às costas,
Façamos inda mais esta."

Pegam no burro: o bom velho
Pelas mãos o ergue do chão,
Pega-lhe o rapaz nas pernas,
E assim caminhando vão.

"Olhem dois loucos varridos!",
Ouvem com grande sussuro,
"Fazendo mundo às avessas,
Tornados burros do burro!"

O velho então pára e exclama:
"Do qu'observo me confundo!
Por mais qu'a gente se mate
Nunca tapa a boca ao mundo.

Sirvam-nos estas lições;
É mais que tolo quem dá
Ao mundo satisfações."


E o Arnaldo Silva comentou,

Assim,

CríticasBem lembrado! Boa ideia, esta de recordar aqui, duma forma tão singela, quão cruel pode ser o mundo, quando a auto-confiança é fraca e se é levado pela opinião alheia.Uma crítica ao nosso comportamento deverá sempre ser analisada, porquanto ninguém é soberano ou detém a exclusividade na forma de pensar e agir.

Todavia, cada crítica deve ser dissecada e ponderada a sugestão que comporta; não de ve ser seguida cega e expontaneamente!"Cada cabeça, sua sentença!". Por isso, antes de se alterar os níveis de comportamento, por força das opiniões de terceiros, há que dar ouvidos, prioritariamente, à sentença da nossa cabeça.

Repito que não devemos ficar "cegos e surdos" às críticas ou conselhos alheios; mas insisto em que, sem a força interior capaz de uma clara análise das sugestões apresentadas, se transformará a nossa vida num inferno, se conduzidos apenas por influência das críticas. Porque estas, como cogumelos , surgem e proliferam com a maior das facilidades. Na maioria das vezes, levianamente!

Sem arrogância, sejamos sempre nós próprios! É o caminho mais curto para a felicidade.E, sejamos felizes!

Arnaldo Silva

Publicação de
João brito SOUSA

TROCA DE IDEIAS ENTRE DOIS COSTELETAS


EU e OUTRO COSTELETA

Quando estou por aí vou sempre até ao mercado de ESTOI.

Por um lado, gostava de me encontrar com os costeletas Luís Isidoro, grande amigo, o Orlando Bica, grande poeta e também amigo, o grande declamador dos versos do Aleixo que é o Vergílio Quintas, o grande Xico Leiria, a colega Edmunda Salvador e o bife Xico Eusébio.

Tudo gente boa.

Por outro, tenho grande paixão por bezerros, cabras e ovelhas, galos, galinhas, perús e patos. Quando ia fazer a barba para ir para a Escola, às seis e tal da manhã, levava o pó, o pincel a gilete e o espelho e encaixava tudo numa aba de laranjeira. E começava a cantar com os galos das redondezas. Era uma cantoria que acordava toda agente....

Por isso ESTOI esteve sempre comigo.

Fui lá e encontrei um costeleta velho amigo e perguntei-lhe: - o que fazes aqui e o que é que achas interessante em Estoi?

Olha, gosto da terra. Venho aqui ou a outro lado qualquer e observo. Agora, reformado, passo a vida a observar.

Nas terras, como ESTOI, é interessante verificar que, antigamente, o nome das povoações encontrava-se escrito em placas de azulejo na empena do primeiro prédio à entrada da terra. Sabias disto?..
E o costeleta amigo continuava:

Nos anos 50 havia um prédio (na estrada de Faro) à entrada de Estoi que lá tinha o nome da terra: "Estoy". Isso mesmo, com "Y" no fim da palavra. Os habitantes da aldeia, mais antigos, nascidos na segunda metade do século XIX e que aprenderam a ler e a escrever escreviam o nome da terra como pronunciavam, e como se pronuncia até ao dia de hoje "Estôi".
No entanto pode-se verificar pela Monografia desta povoação, escrita na segunda metade do Séc. XIX pelo jornalista e escritor Dr. Ataíde Oliveira, que o nome da aldeia aparece escrito sem o acento circunflexo: "Estoi".
Portanto durante o século XX e até aos dias de hoje, os habitantes da terra sempre aprenderam na escola e escreveram "Estoi". Por volta dos anos 60 ou 70, não se sabe bem porquê, talvez por influência turística, nos mapas das estradas, nos escritos turísticos, na comunicação social e há poucos anos até nas placas das estradas - e agora na internet - o nome começou a aparecer deturpado: "Estói".

A gente de Estoi, nada agradada com esta injustificada mudança na pronúncia do nome da sua terra indignou-se, dirigiram protesto è instituição do Estado competente e viram oficialmente reposto pela Assembleia da República, em 2005, o nome correcto da localidade: ESTOI.
Ver links: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=20473 e http://ciberduvidas.sapo.pt/correio.php?rid=20786Publicação de
João Brito Sousa

DOIS COSTELETAS À CONVERSA


ESBOÇO DE UMA ENTREVISTA
EU E O DIOGO COSTA SOUSA

Sou amigo do Diogo Costa Sousa há muitos anos.
Telefonei-lhe e perguntei-lhe .

O que é que fizeste hoje?

Os meus primos e amigos estiveram aqui em casa, comigo, até agora numa sardinhada...foi uma tarde bem passada.

Futebolisticamente como é que vamos?.

Vi o jogo do Sporting e vi os golos do Benfica....quem tem talento morre com ele, refiro-me ao Rui Costa...um senhor

Tens visto os blogues?

Vou ver a seguir embora hoje já tenha visto http://osbracosaoalto.blogspot.com/, muito bom.....só que o Manuel Pope, em termos de educação, evitou tocar com o dedo na ferida...a educação recebida em casa e, prefere o politicamente correcto de culpar a sociedade.......mas a sociedade não somos nós todos?

Sim, somos nós e os pais.

Então os pais hoje têm menos tempo que tinham os teus ou os meus?....Dantes tinha-se medo, diz ele e e' verdade....mas era medo do nosso mau comportamento que poderia chegar ao conhecimento dos nossos pais e sofreríamos as consequentes punições que poderiam ir de umas correadas até.....ao privarem-nos dum nosso qualquer passatempo preferido...que muitas vezes eram piores de suportar que umas .bofetadas....
Olha lá, conheces algum Amaro lá no PATACÃO.

Esse moco Amaro será da família daquele outro moço que se suicidou? Será o irmão mais novo?... Se sim ainda é da minha família!! Por isso já pensaste alguma vez que os suicídios da rapaziada daquele tempo era elevadíssimo.....olha, só assim por alto; o Ze' Lopo, esse o Primitivo Amaro, um pouco mais tarde o Lili do Afonso, também meu primo mas do outro ramo da família.
Intrigante não e'.!.

Tens gostado do blogue os costeletas

Boas recordações nos trazes......O mestre Guerreiro e a D.Maria é uma surpresa....foi amor também de dentro dos muros da escola?! Ainda serão vivos? Quem sabe?

Texto de
João Brito Sousa

DO COSTELETA ROMUALDO CAVACO


Caro João, um abraço.

Em primeiro lugar as minhas desculpas por não te ter comunicado a minhaausência.Foi tudo atabalhoado. Pensava sair por um dia, foram sete
Por ver as notícias do Jorge Santos junto anexo a “varina”
RC

A DIÁSPORA COSTELETA:
Por Romualdo Cavaco

FOTOS

Dizia um Costeleta para o Outro:


- Jorge deveríamos alugar uma máquina fotográfica num fim de semana... Sim, Sim, ... 12 fotografias – O Tejo, As Faluas, O Marquês, ... Belém...

Na semana seguinte, o Costeleta quem tem vergonha de dizer o nome, diz ao Jorge ... Já podes ir buscar as fotografias que já estão pontas...

ooooOOooo

- O fotógrafo diz para o Sr. Jorge... Ficaram duas!!...

Duas??? – Nada mau!!!
– Responde o fotógrafo: Duas ficaram boas! As dez estragaram.se...

Publicação de
João BRITO SOUSA