quinta-feira, 17 de abril de 2008

ANIVERSÁRIO DE SÓCIOS COSTELETAS





Em Abril fazem anos:

17 - José Quirino Espírito Santo Cabrita; Augusto Maria Coelho. 19 - Amaranto José Cavaco Romão . 20 - Hernâni Manuel Adro Simão. 21 - Alberto Santos Pereira Rocha; Maria de Lourdes Oliva Dentinho; Sérgio Pires do Nascimento; António Guilherme; Anselmo de Jesus Nunes Correia. 22 – Maria de Lurdes Simão Vale; Maria Graciete Passos Valente Santos Transmontano de Carvalho. 23 - António Jorge Pereira da Silva Gago. 25 – Umbelina Conceição Máximo Cavaco. 26 - António José Oliveira e Sousa; José António Oliveira e Sousa; Fernando Manuel Gomes Palma; José Francisco Coelho Cabanita; . 27 - António Machado Gomes Paulo. 28 - Rui Nobre Rodrigues; Maria Paula Eusébio de Sousa Ferreira. 30 – Maria Graciete da Piedade Santos Ribeiro; Maria Graciete da Piedade Santos Ribeiro.



OS NOSSOS PARABÉNS A VOCÊ



Recolha de Rogério Coelho

17º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO


Vamos comemorar, no dia 26 de Abril, mais um Aniversário da Nossa Associação.
No dia 2 de Abril de 1991, foi celebrada, pelo 12º Cartório de Lisboa, a escritura da Nossa Associação.
O evento teve lugar na “Casa do Algarve”.
Este Aniversário, como tem sido habitual, será efectuado na Nossa Escola.
Consta de almoço especial de convívio na Cantina, pelas 13 horas, seguido do apagar das velas do bolo de aniversário. Os interessados, deverão fazer a sua inscrição, até ao dia 22, para os telemóveis: Isabel – 919029068 e Mimi –919367688 e enviar a importância de 15 Euros. Pelas 15 horas, no auditório da Es cola, em sessão solene, será entregue o “Prémio Melhor Aluno 20 06-2007" à aluna VERÓNICA MORENO, pelo “Patrono e Sócio nº 1, Professor Américo Nunes da Costa.” O "Prémio Melhor Aluno", do ano lectivo em curso, é uma criação da nossa Intituição.
Antes da entrega do Prémio, o Costeleta e Jornalista João Manjua Leal falará sobre o perfil do Professor Américo.
A terminar a sessão, uma surpresa “costeleta” cantará alguns fados acompanhada à viola pelo “Costeleta” seu marido.
Nesta aula, de Regresso à Escola, será marcada falta injustificada a quem não comparecer.
O programa pode ser alterado por motivo imprevisto.

Rogério Coelho, colocou.

COSTELETAS EM FOCO

(Costeleta e Jornalista João Manjua Leal)
CAVACO SILVA CONDECORADO PELA ESTÓNIA
O nosso prezado consócio e ilustre Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, foi distinguido com a «Ordem da Cruz Mariana», a mais alta condecoração da Estónia, a mais alta condecoração deste país báltico, em reconhecimento da posição assumida pelo então Primeiro Ministro de Portugal, há 20 anos, na defesa da independência daquela Nação.
As nossas felicitações e o orgulho da «malta» da Tomás
Cabreira!
ELIDÉRICO VIEGAS, RECONDUZIDO NA PRESIDÊNCIA DA AHETA
Foi empossado como Presidente da AHET A (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), para mais um mandato, prosseguindo nestas funções desde a fundação desta associação empresarial, há doze anos, o nosso dedicado consócio Elidérico Viegas, destacada figura da actividade turística / hoteleira portuguesa.
JOÃO RESENDE PALESTROU SOBRE «GENTE DE FARO»
Em reunião festiva do Rotary Clube de Faro, que decorreu no Hotel Eva e foi presidida pela Dra. Helena Louro, o nosso prezado colega João Resende, por muitos considerado com inteiro merecimento e verdadeira valia o «Historiador Popular de Faro» ou o «J osé Hermano Saraiva Farense» proferiu uma palestra sobre «Gente de Faro», na qual deu merecido relevo à figura de Tomás Cabreira, patrono da nossa Escola.
João Manjua Leal, escreveu
Rogério Coelho, colocou

QUEM NÃO SE LEMBRA DELE?


GUY GRADE

Fez o Curso Comercial em Faro no meu tempo e fomos da mesma turma a português com a Drª Almira.

Fez uma brilhante carreira na banca, BPSM, nomeadamente, onde chegou a Gerente, fazendo parte do imenso número de gerentes bancários saídos da Escola Comercial, como o Luís Cunha, o Zé Eusébio, o Óscar, o Fernando Bento de Sousa, o César Nobre, o Carlinhos Santos, o Jorge Barata, o Teófilo Primitivo, o Zé Luís, o João Alcaria e tantos outros...

Natural de Albufeira e com a “mania” das forças, ficaram célebres as abarcas na praia com o Romeu, com o Alfredo Teixeira e outros.

Deslocava-se para a Escola em Faro, no célebre comboio correio, que passava em Albufeira as cinco da manhã e chegava a Faro às sete, onde foi companheiro do Honorato Viegas, Arnaldo Silva, Zé Vitorino, Teófilo Carapeto Dias, Aníbal Cavaco Silva, Firmino, Alfredo Teixeira, Paquete, Maria Noémia Losna, Aliete, Mimia e Leonor e outros....

Hoje é político e faz parte de um qualquer orgão na Câmara Municipal.

Para ele um abraço do
João Brito Sousa

CORREIO COSTELETA

(Victor Venâncio)


RECEBIDO DO JOÃO BICA.

Estive a ler no blog o que estava em falta e pareceu-me bem o formato que utilizaste nas entrevistas.

Tenho pena desiludir-te, mas o prof Américo foi o meu grande mestre na ginástica, o que me valeu pela vida fora inclusivé na tropa onde tive oportunidade de ensinar a outros o que aprendi com ele; mas o meu treinador como guarda-redes de andebol na equipa da escola foi o Palminha.

Estive a rever a foto de grupo para confirmar que o Pompílio sempre é o colega que eu imaginava e que está também na foto da equipa que te vou mandar.

RECEBIDO DO VICTOR VENÂNCIO

Enviei ao Victor uma “INVENTADA” entrevista e recebi dele o seguinte comentário:

“Desculpa, mas isto, não condiz bem com a realidade!
Pelo que prefiro, fazer algumas correcções, e depois te envio.

Já agora, aproveito para te pedir desculpa, porque me sinto em falta contigo. Quando estava no Brasil prometi-te que quando voltasse, te ia mandar, algo sobre Alverca e sobre o que creio ter sido o primeiro torneio inter-turmas de andebol de sete da Escola.

Porem apesar das diversas buscas que realizei, não consegui encontrar as fotos que queria. Contudo, já pedi ao Romão , que me vai ceder algumas fotos, para poder fazer o trabalho sobre Alverca. Quanto ao da finalissíma de andebol, entre Ferrugentos e Gozistas, quero ir verificar se cedi as fotos para o album da Escola.

Desculpa lá tem paciência e aguenta mais um pouco.

Um abraço do
Víctor Venâncio”

MEU COMENTÁRIO.

Ao João Bica,

Fico a aguardar as fotos prometidas. E obrigado pelo comentário favorável acerca do formato adoptado para o blogue.

Ao Victor VENÂNCIO

Tudo bem. Quando tiveres material envia.
Aí vai um abraço para todos os costeletas. do

João Brito Sousa

OS COSTELETAS NO PING PONG


O TÉNIS DE MESA NA ESCOLA


O desporto sempre foi uma disciplina muito activa na Escola em quase todas as modalidades. A Escola tinha bons jogadores de futebol, de andebol, de baskett e também de ping pong.

Jogaram pela equipa da Escola nessa modalidade, o Urbano, o Zé Paixão, o Aníbal Cavaco Silva, o Ernesto, o Zé Gonçalves, o Víctor Caronho, o Franco, o Teófilo Carapeto Dias, o Herlander Estrela, o Fernando Bento de Sousa e outros.

O melhor jogador da Escola foi o Urbano que estava de saída quando eu lá entrei.

Havia campeonatos organizados creio que pela Mocidade Portugesa e havia grandes encontros com o Liceu nesta modalidade.

Internamente havia um mano a mano, muito interessante entre o Ernesto e o Aníbal

UM POUCO DE HISTÓRIA


O ténis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de ténis num ambiente fechado, objectos do dia-a-dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome ténis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Ténis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efectivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o ténis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o desporto ganhe popularidade.

PUBLICAÇÃO DE

João brito Sousa

AO TELEFONE COM O COSTELETA


ROMUALDO CAVACO

Eu e o Romualdo, temos um bom relacionamento há mais de cinquenta e tal anos.. Nunca fomos da mesma turma porque o Romualdo entrou um ano à minha frente e nunca chumbou. Foi um bom aluno e amigo de toda a gente. E depois do Nestlé e do Bernardo Estanco, é o Costeleta que conhece mais pessoas em PORTUGAL. Tem uma coisa a seu favor que eu não tenho. É que reside em Portimão perto do Jorge Barata e de vez em quando pode ver o parente Jorge. O que é muito importante porque o Jorge é uma saudade.

Liguei –lhe e trocámos umas ideias.


ROMUALDO, estás em forma?

Sim, estou bem, obrigado. Sabes, aos fins de semana vou até à Cortelha, o ar é puro e convida a umas caminhadas lá pelos campos. Quando era puto andava muito por lá, conheço esses caminhos velhos todos, as hortas, os donos delas, enfim... dá-me saúde andar por aí. Como vês, estou bem.

Os teus projectos de vida foram todos conseguidos.?

Quase responderia com as palavras do Jorge PALMA, fazer projectos para quê.? ... se no fundo dá tudo ao contrário. Todavia a vida de cada um de nós, sem projectos não tem interesse nenhum. No que a mim diz respeito estou satisfeito. Tenho amigos e granjeei o respeito deles e das pessoas que me rodeiam também. No fundo, um projecto de vida é um percurso que tem um princípio e um fim. Desse percurso direi que até aos sete anos fui um puto, dos sete aos dezoito foi ganhar preparação escolar para a vida, depois trabalho e agora reforma

E na reforma como é?

Tirar partido dela, passear com a minha mulher, cavaqueira com os amigos, jornais, livros, Tv.. mais ou menos isto. Não devo exigir mais.

O que é para ti ser feliz?

O meu conceito de felicidade anda próximo da estabilidade emocional. Para mim, ser feliz é estar em paz comigo próprio. Mas estas palavras, cujo conteúdo expressamos num minuto, levam às vezes muitos anos a concretizar. Para que eu esteja feliz, será preciso que as pessoas que me rodeiam estejam felizes também. Mas o que prevalece no mundo de hoje é a violência excessiva e por isso é difícil sermos felizes. Num âmbito mais restrito, as coisas estão a correr bem, pois tenho tirado partido daquilo que neste momento posso obter da vida. Faço o que mais gosto, sou livre ... é só...

Como é a tua relação com o passado?

Óptima. A relação é de tal maneira boa que tenho saudades dos tempos da juventude, sobretudo do tempos da escola secundária em Faro, onde deixei muitos amigos.

Quem é a malta do teu tempo.?

Eu sou do Comércio, curso de 52/59, por isso sou do tempo de nomes sonante da Escola, chamemos-lhe dos “INESQUECÍVEIS”, como são o Caronho, o Nuno, o João Parra, o Poeira, Júlio Piloto, o Eugénio, o Júdice, o António Barão, o Pepe, o Palminha... eu sei lá.... tudo malta ligada ao desporto. Mais próximos, ou seja, da minha turma, foram o Alex, o Jorge Barata, o Macedo, o Edménio, o Firmino, o Guy, o Alfredo Teixeira, o Teófilo Carapeto Dias, o Carlinhos Louro, Rabeca, Zé Gago, Gil Vieira, Fernando Viegas, o Boinho, o João Canal, o Luís Isidoro, o Manel Zé de Paderne que era o melhor aluno... e mais cem ou duzentos.

Também jogaste pela equipa da Escola?

Não. Joguei apenas a nível de turma.

Em que lugar?

Sempre a guarda redes.

A Escola teve muito bons guarda redes, sobretudo no andebol, como o Urbano, o Palminha, o João Malaia, o Alfredo Teixeira, o Tony Casaca, o Reinaldo Neto, o João Bica, o Horácio, o Macário, o Seromenho,, o Fernando Bento de Sousa e muitos outros. Qual o melhor para ti?

Eram todos bons, mas talvez o Palminha, pela experiência.

E no futebol, qual o melhor que viste?

A Escola tinha grandes jogadores, eram todos bons, mas o que para mim era um pouco melhor do que os outros, era o Fausto Xavier, a quem chamávamos o Puskas. Era um jogador camisa dez, orientador de jogo e também fazia bem o número 9, a ponta de lança, porque fazia golos.. Era o pensador de jogo com a característica dos grandes jogadores; antes de receber a bola, já sabia qual o destino que lhe ia dar. Um grande jogador..

Que é feito dele?

Anda por aí ... na maior.

Quais os Professores que gostarias de referenciar

Referencio todos, mas gostaria de salientar o Mestre Carolino e o Dr. Uva, que foram dois professores extraordinários, com quem muito aprendemos. Além das matérias que leccionavam, estes dois homens ensinaram-nos os truques da vida, ensinaram-nos que o mundo do trabalho é um mundo diferente, onde as relações sociais são muito complicadas. Com o Mestre Carolino nunca se dizia 5 horas da tarde mas 17 horas e ficou célebre o seu pergunte à máquina. Com o Dr. Uva era venha cá o Pato...

E o que é que achas do blogue “oscosteletas.blogspot.com”

Acho uma ideia formidável e faço um apelo à malta, para que participe da forma que entender, com um poema, com um texto em prosa ou outra coisa qualquer. O blogue é o nosso lugar de encontro.

E despedimo-nos com um “saludo”.

Texto de
João Brito Sousa