quarta-feira, 30 de abril de 2008

APELO À UNIDADE COSTELETA


RETIRADO COM A DEVIDA VÉNIA DO BLOGUE http://adefesadefaro.blogspot.com

com o título

AMPLIAÇÃO DO JARDIM ALAMEDA. COMO? de 30.04.2008

Na passada Quinta-feira, dia 24 de Abril, recebi um folheto informativo da Câmara Municipal de Faro (CMF), de nome 'Correio de Faro'. Entre notícias várias, relativas a requalificações e deliberações, chamou-me à atenção um plano verde para a cidade de Faro referenciado na última página do dito impresso. Ao que parece, são (finalmente) propostos novos espaços verdes qualificados de utilização pública para a cidade de Faro, dentre os quais se destaca a expansão do Jardim da Alameda.

Para quem é conhecedor da zona em causa, saberá que o Jardim da Alameda está delimitado pela rua da Polícia de Segurança Pública, pelo Instituto da Juventude/Biblioteca António Ramos Rosa, parcialmente por infra-estruturas desportivas

e pela quase centenária Escola Secundária Tomás Cabreira,

possuindo ainda no seu interior uma área acimentada da dimensão de um campo de futebol de cinco. É um facto que a informação apresentada não refere qual a dimensão da ampliação do Jardim da Alameda mas excluindo que a rua da Polícia de Segurança Pública e o Instituto da Juventude/Biblioteca António Ramos Rosa
seriam demolidos para que se realizasse o citado alargamento, restam como hipóteses possíveis:

a infra-estrutura desportiva/área acimentada e... a Escola Secundária Tomás Cabreira. Quanto à hipótese respeitante à área da infra-estrutura desportiva/área acimentada, esta é, na realidade, bastante diminuta e portanto não sei se poderemos falar numa verdadeira ampliação.

Subsiste então a última hipótese, que a concretizar-se será uma medida, simultaneamente, assustadora e devastadora, precisamente porque a Escola Secundária Tomás Cabreira constitui um marco histórico na formação intelectual e nas vivências da adolescência de muitos farenses (onde eu me incluo) sendo nos dias de hoje, pela sua imponência e arquitectura, um verdadeiro ex-líbris da cidade de Faro.

Como em política, o que parece é, deixo no ar a seguinte questão: será que está nos planos do executivo da CMF destruir a esplêndida Escola Secundária Tomás Cabreira? É que se assim for será bom lembrar que o actual presidente da edilidade foi deputado europeu, entre outros cargos políticos de elevado estatuto, mas o tempo passado em Bruxelas terá sido em vão, pois não aprendeu com os seus congéneres belgas que tão bem preservam o seu património.

O Farense.

Convém recordar dito pelos mais antigos que a construção da escola destruiu a alameda pois a entrada principal desta era direcção da avenida principal da mesma e tinha uma entrada imponente com palmeiras onde está a escola, se fosse hoje não se fazia este atentado ambiental e paisagístico.

Como é evidente penso que actualmente não passaria pela cabeça de ninguém destruir uma escola para repor o que foi destruído, até porque esta escola tem história e foi na realidade importante nas valências que dispunha na área das engenharias.O edifício em si representa o estilo das escolas do estado novo e por este pais fora conheço algumas muito idênticas, mas penso que no tempo do Sr. Luís Coelho havia um projecto de ampliação da alameda aproveitando a zona das instalações camarárias junto ao campo desportivo e criar mais uma zona de lazer e dar uma entrada mais digna pala zona do Bom João, não sei se retomaram este eventual projecto se o fizerem penso que estamos todos de acordo.

VIVA A FARO O PROVEDOR

Seria bom que se estudasse a Hipotese, da zona da horta da areia e cais neves pires, um espaço lúdico com salinas e novo parque ajardinado, aqui sim uma grande obra para Faro. Aproveitando a grande oprtunidade que é o pólis, Penso que a edilidade Farense estudará esta hipotese.Faro precisa de mais espaços verdes. E estão nos ultimos 3 anos a ter tratamento especial. Alguem já reparou nisso?(Anónimo)

MEU COMENTÁRIO

Vamos deixar ficar isto assim?

Publicação de
João BRITO SOUSA

CONHECEM-NO?

ANTÓNIO NEVES

_ Nasceu a 1 de Dezembro de 1940, em Estoi, concelho de Faro.
_ Nos primeiros anos de estudo frequentou a Escola Industrial e Comercial de Faro
e, mais tarde, devido ao gosto pelo desenho e pela pintura, transitou para Lisboa, frequentando a Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde tirou o curso de Desenhador Gravador Litógrafo.
_ Com inicio em 1965, e durante vários anos, leccionou desenho nas escolas atrás
referidas.
_ Nos tempos livres, e como "hobby" desenha e pinta.
EXPOSIÇÕES
_ Em 1962, fez a sua primeira exposição individual em Elvas, na sala de Exposições do "Café Alentejano", na altura em que cumpria o Serviço Militar.
_ Em 1997 em conjunto com outros pintores e escultores, participou na criação de uma Associação
de Artistas Plásticos, sendo um dos associados produtor. A Associação é hoje designada por
ARCOARTIS - Associação de Artistas Plásticos da Damaia.
_ Exposição colectiva ARCOARTIS.
_ participação na Exposição do XIV EncDntro Anual de Artistas Plásticos, na Galeria Municipal
de Fitares, em 2007.
_ Participação na exposição colectiva da ~ARCOARTIS, a convite da Junta de Turismo da Ericeira
em Maio de 2007.
_ participação na exposição promovida pela Câmara Municipal da Amadora, em homenagem ao
Mestre Cruzeiro Seixas.
_ Participação na exposição colectiva "Tecníca Mista" da AFID e ARCOARTIS, em Dezembro de
2007.
No seu curriculum constam até ao momento cerca de 26 exposições colectivas .
UM BOM COSTELETA E ARTISTA
Colocado por Rogério Coelho

ALMOÇO COSTELETA


EM VILAMOURA, JUNHO 08

Estou sem assunto mas não deixo de vir aqui dar uma olhada. Ninguém comenta e a malta não tem paixão pela blogosfera e estão ocupados com outras coisas.

Tudo bem; o importante é ser feliz e quando não se for totalmente, tentar consegir sê-lo.

A causa próxima de vir aqui é solicitar `a malta do 1º 1ª turma do Ciclo Preparatório de

52/53, que diga alguma coisa, porque queremos juntar o maior número possível de alunos no almoço anual próximo. Refiro-me à turma do Herlander Estrela, Joaquim Cruz e outros.

TM 96 373 64 04

ABRAÇÃO DO
João Brito Sousa

QUEM NÃO SE LEMBRA DELE?


(Francisco, Carlos Granja e Diogo)
CARLOS GRANJA

Fez o Curso de Indústria na ESCOLA e creio que foi aluno do Mestre OLÍVIO.

Natural de Pechão ou dos arredores, reside há muitos anos em WASHINGTON onde está instalado como industrial da construção civil.

Bom jogador de futebol, fazia a linha média do Clube Oriental de Pechão, com o malogrado Zé Neto. Era médio interior direito, fazia mais ou menos o lugar de Pedroto no FCPorto e na Selecção.

CARLOS GRANJA era lançador do jogo para o ataque. Boa capacidade atlética, bom no jogo de cabeça, tinha bom poder de antecipação e possuía boa visão de jogo.

O Clube Oriental de Pechão já nesse tempo jogava em losango. Atrás jogava o Diniz, `a esquerda jogava o Zé Neto (Netinho), à frente Zé Águas (Viegas) e à direita jogava o CARLOS GRANJA.

Num jogo contra a Luz de Tavira, contra a equipa do MAGANÃO, o árbitro marcou um penalty contra eles. Vem de lá o Maganão e disse:- não marcam aqui penalty nenhum... e nisto chutou a bola para a ribeira.

Jogou ainda no Alverca onde trabalhou nas oficinas.

O CARLOS GRANJA foi um bom aluno e é um bom amigo

Saúde e sorte para ti meu bom amigo

Abração do

João Brito SOUSA