sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 



        UM GESTO «SEMPRE PRONTO»


         É o lema / divisa, cujo cumprimento quotidiano, motiva o pensar de quantos aderiram ao escotismo, nessa vivência de escola de virtudes e de fraterna convivência com todos. 

          Foi-o mais uma vez, e tantas o têm acontecido, praticados por milhões de jovens e adultos em todo o Mundo. Desta feita o cenário foi o prestante Serviço de Sangue do Hospital de Faro onde duas dezenas de fraternos e solidários elementos de vários grupos do Algarve (dirigentes, caminheiros e encarregados de educação) deram o precioso líquido sem o qual não existe vida humana. «Dar sangue é dar vida» e as escoteiras e escoteiros, seus chefes e familiares, ali estiveram, nesse local hospitalar onde tantas vezes se pode decidir a continuidade do viver daquela importante unidade de saúde, para com a sua «dádiva de sangue» garantir que o mesmo não irá faltar e revelar, com um maior significado nestes difíceis tempos, que a solidariedade humana é um valor presente.

        Foi o gesto assumido pela nova Chefia Regional do Sul da AEP (Associação dos Escoteiros de Portugal), liderada pelo Chefe Regional Carla Cássia e que constituiu «apenas uma, entre muitas outras iniciativas pretende promover e incrementar em prol do escotismo e da região algarvia».

          Um gesto lindo, melhor, vinte gestos ímpares testemunhados por cada uma das duas dezenas de «dádivas de sangue», que as chefias, os encarregados de educação e os caminheiros (elementos mais velhos) dos grupos 60 (Vila Real de Santo António), 77 (Faro), 166 (Monte Negro) e 197 (Quelfes), quiseram generosa e solidariamente prestar!

João Leal

Sem comentários: