sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



 ATRIBUÍDO A ADRIANA SOUSA O

«PRÉMIO CÓNEGO DELGADO»


        Pela vez primeira foi atribuído o «Prémio Cónego António Baptista Delgado», instituído pela Universidade do Algarve (Ualg), Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesana do Algarve e destinado a galardoar «a melhor dissertação de Mestrado na área de intervenção social». Trata-se de uma merecida, justa e significativa homenagem á memória do saudoso sacerdote algarvio, que marcou uma época e um tempo, particularmente difíceis, de modo próprio neste concelho e cuja acção em defesa e apoio aos mais necessitados foi uma constante da sua vida.

         A algarvia Mestra Dra. Adriana Sousa mereceu, pelo Júri competente, a distinção outorgada pelo seu valioso trabalho, realizado no âmbito deste Mestrado da Escola Superior de Educação e Comunicação da Ualg e intitulado «Movimentos Sociais Digitais em Portugal» e que foi editado, em livro, pela Editorial Cáritas.

           O sempre lembrado «Padre Delgado», como respeitosamente e com afectividade era tratado pelas «honradas gentes de Olhão e seu termo», nasceu em Vila Real de Santo António (1884), fez parte de uma geração de ilustres sacerdotes algarvios, entre os quais o tavirense D. Marcelino António Maria Franco (Bispo do Algarve), licenciou-se na Universidade Pontifícia, em Roma e paroquiou a freguesia de Nossa Senhora do Rosário durante mais de quarenta anos. Faleceu em São Brás de Alportel (1967) e está sepultado no Cemitério de Olhão.  Por aqui espalhou toda uma obra de amor em prol das crianças e dos mais idosos, sem esquecer o que foi, no quotidiano, seguir os caminhos traçados por Jesus Cristo, junto de toda a população olhanense.

             A cerimónia de entrega desta primeira edição do «Prémio Cónego António Delgado» à Mestra Dra. Adriana Sousa, a quem apresentamos as merecidas felicitações, teve lugar no encerramento do «VI Seminário do Mestrado em Educação Social», sob o lema «As novas formas de (re)inventar a cooperação e intervenção nos tempos de pandemia», com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

João Leal


Sem comentários:

Enviar um comentário