segunda-feira, 2 de novembro de 2020

INFORMANDO

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

Em cerimónia realizada num dos edifícios dos Mercados de Olhão decorreu a assinatura do protocolo entre a Empresa Municipal Mercados de Olhão e a AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve) e que foi presidida pelo Dr. António Miguel Pina (Presidente do Município de Olhão). Visa o mesmo a organização de visitas turísticas programadas aos mercados da Cidade da Restauração.


Encontram-se suspensas, só devendo ser retomadas em Dezembro, as ligações fluviais entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, situação que já se verificara entre Março e Julho, últimos. A pandemia e o facto de se en-contrar em reparação o barco português motivou esta nova suspensão.


O projecto Euro Velo 1, iniciado em 2017 e em que participam 6 países - Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Noruega. foi ora concluído, após uma ligação de bicicleta e por vias cicláveis de 11 mil quilómetros. O «Atlantic on Bike» constou 4,6 milhões de euros, com 75% de fundos comunitários figurando entre os parceiros a AMAL (Associação de Municí-pios do Algarve) e a RTA (Região de Turismo do Algarve).


Encontra-se em plena expansão o enoturismo, ou seja a ligação dos vinhos à componente turística. O «Dia do Enoturismo» a celebrar a 7 de Novembro, comporta a realização do «Lagoa Wine Experience», com visita a três produtores vinícolas - A Adega Cooperativa de Lagoa, a Quinta da Palmeirinha e o Morgado do Quintão.


Mais de 70% das unidades hoteleiras algarvias, segundo as previsões da AEHTA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) vão encerrar nesta época baixa. Antes da pandemia tal taxa situava-se, em média nos 50%.


Setembro foi o pior mês de sempre em termos de ocupação hoteleira no Algarve, com uma taxa de 49,6% ou seja uma quebra de 43% em relação do mesmo período de 2019. Todos os mercados caíram a pique, excepto o português, que subiu mais 36,7%. Irlanda menos 90,8%; Grã Bretanha menos 67,8% e Alemanha menos 46,8% são testemunhos desta quebra.


No âmbito do projecto «Sustowns: Turismo Sustentável em pequenos e fascinantes povoados da área mediterrânica» decorreu, organizado pelo Município de Faro, União Culatrense e «Make in Better - Associação para a Inovação e Economia Social» um workshop subordinado ao tema «Apoiar e desenvolver o sector turístico local»


«O teu sorriso é um dos segredos do Algarve» é o título de uma campanha da RTA em homenagem aos residentes na Região pela simpatia e cordialida-de com que recebem os visitantes.


Decorreu em Albufeira, numa organização da Câmara da Província de Sevilha e da Associação de Barmen da Andaluzia o evento «Sabores da Província de Sevilha». Visando incrementar as relações entre as duas regiões ibéricas comportou a prova de vinhos e «tapas» andaluzas.


Vai decorrer entre 21 e 27 de Março de 2021 (início da Primavera) a Semana ID Rota Vicentina, promovida pela Associação a Vicentina e a ter lugar en-tre Santiago do Cacém e Lagos, com «uma viagem original pela costa e pela serra e também uma reflexão sobre a sustentabilidade».


Vídeos promocionais do Algarve alcançaram 4 galardões na 13ª edição do «ART&TUR» (Festival Internacional de Cinema Turístico), que decorreu em Viseu. Os vídeos apresentados pela RTA alcançaram os 1ºs prémios- «O teu sorriso é um dos segredos do Algarve» (Campanha Publicitária) e «O Algarve fica-te bem» (Director do Festival) e os 2ºs Prémios - «O teu sorriso é um dos segredos do Algarve» (Responsabilidade Social) e «Rota EuroVelo 1» (Destinos Turísticos).


                                                                        JOÃO LEAL


Sem comentários: