terça-feira, 8 de dezembro de 2020

GENTE DA TOMÁS CABREIRA



                      O DR. JORGE MATIAS


      Era tratado entre a malta estudante por «O Banana» este nosso saudoso professor de Física e Química, Cálculo Comercial e Mercadorias, que durante vários anos lectivos exerceu a docência na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira (Escola Industrial e Comercial de Faro), a par do desempenho das funções de Subdirector do mesmo estabelecimento.

      O tratamento era uma «retribuição», como tantas vezes acontece, ao termo pelo Dr. Jorge Ferreira Matias, se referia a alguns alunos em situações pontuais, sobretudo do desconhecimento das difíceis matérias que lhe estavam confiadas o ensino.

       Professor disciplinado e disciplinador foi uma das grandes referências no Ensino Técnico Profissional, como o atestam as múltiplas referências que lhe eram feitas, assim como a coautoria dos compêndios escolares usados em todo o País.

        Fazia-o em união colaborativa com outro destacado mestre do Ensino Secundário, o Dr. Leopoldino de Almeida. Desta parceria foram os livros «O nosso compêndio», para as disciplinas de Física, Química e Biologia e «Mercadorias», para a cadeira da mesma denominação.

          Quando deixou Faro o Dr. Jorge Ferreira Matias foi para Lisboa para Director da Escola do Ateneu Comercial.

             Mestre exigente mas a quem tributamos o elevado apreço pela sua competência.


                                                                                  JOÃO LEAL


Sem comentários: