O DR. JORGE MATIAS
Era tratado entre a malta estudante por «O Banana» este nosso saudoso professor de Física e Química, Cálculo Comercial e Mercadorias, que durante vários anos lectivos exerceu a docência na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira (Escola Industrial e Comercial de Faro), a par do desempenho das funções de Subdirector do mesmo estabelecimento.
O tratamento era uma «retribuição», como tantas vezes acontece, ao termo pelo Dr. Jorge Ferreira Matias, se referia a alguns alunos em situações pontuais, sobretudo do desconhecimento das difíceis matérias que lhe estavam confiadas o ensino.
Professor disciplinado e disciplinador foi uma das grandes referências no Ensino Técnico Profissional, como o atestam as múltiplas referências que lhe eram feitas, assim como a coautoria dos compêndios escolares usados em todo o País.
Fazia-o em união colaborativa com outro destacado mestre do Ensino Secundário, o Dr. Leopoldino de Almeida. Desta parceria foram os livros «O nosso compêndio», para as disciplinas de Física, Química e Biologia e «Mercadorias», para a cadeira da mesma denominação.
Quando deixou Faro o Dr. Jorge Ferreira Matias foi para Lisboa para Director da Escola do Ateneu Comercial.
Mestre exigente mas a quem tributamos o elevado apreço pela sua competência.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário