terça-feira, 8 de dezembro de 2020

OS MEUS ROTEIROS «SÃOBRAZEIROS»



        AS PUGNAS UNIDOS / DESPORTIVO


        Eram sempre um aliciante cartaz os encontros futebolísticos disputados entre o Unidos e o Desportivo, naqueles anos 50 e 60 do passado século, as expressões maiores clubistas do associativismo desportivo em São Brás de Alportel.

        A intensa rivalidade que se vivia então na «Vila Rainha da Serra», propagava-se por extensa zona da região algarvia, fazendo com que muitos amantes do desporto rei de Faro, Loulé, Olhão e outras localidades deste quadrilátero perdessem um destes prélios. Mais escaldantes que um Sporting / Benfica ou um Farense / Olhanense estes jogos eram sempre aguardados com apostas e vaticínios sobre o desfecho final.

       Nem sempre o ambiente, quer no campo como na Vila, era o mais «fair play» mas lá que o entusiasmo crescia ao rubro era um facto indes-mentível. Inúmeros casos o atestam e hoje recordam-se como «estórias do outro mundo» mas que realmente aconteceram em São Brás de Alportel ninguém o nega.

           A deslocação de não residentes na Vila sucedia também, quer por paixão clubista pelo Desportivo ou pelo Unidos ou ainda por existirem muitos jogadores do «quadrado urbano» (Faro / Olhão / São Brás / Loulé).

            Após a «bica» tomada no saudoso Café «A Brasileira», onde se arranjava sempre uma boleia no carro de um amigo, lá rumávamos ao Campo Sousa Uva para assistir a estes jogos que eram um aliciante cartaz nas tardes de Domingo.

             Saudades deste «roteiro sãobrazeiro» que tantas vezes o fizemos!


                                                                                           JOÃO LEAL


Sem comentários: