segunda-feira, 23 de maio de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



               ÉVORA HOMENAGEOU O FARENSE «MESTRE ZÉ DE BRITO»


             Professor e aluno da Escola Tomás Cabreira (fui-lhe seu discípulo na Escola Serpa Pinto) José Inácio de Brito, por todos tratado afectuosa, mas reverentemente por «Mestre Zé de Brito». Farense dos quatro costados, daqueles que nunca nega a terra onde nasceu é uma figura marcante no ensino, onde se houve com um exemplar trato pedagógico e cívico, longas décadas, de Norte a Sul de Portugal. 

               Évora é um marco referencial neste percurso em que formou sucessivas gerações, criou um universo de amizades e conquistou, merecidamente, o apreço e  admiração geral. A esta cidade está profundamente ligado, tal como a Faro, onde nasceu e ao Porto, onde deixou marcas eloquentes do seu insano labor.

             É que, para além do professor de educação visual e de trabalhos manuais, sempre houve em cada gesto e em cada labor, a alma de artista que é um dos ADN de «Mestre Zé de Brito».

              Daqui que o honre e a todos os amigos e farenses, a homenagem que lhe foi prestada por antigos alunos e várias entidades alentejanas, que é marcado timbre das gentes, de todas as gentes, da Cidade Maior do extenso Alentejo.

               Chega-nos agora o livro a tal propósito editado, que é na sua essência a materialização do muito agradecimento a quem sempre via em cada «moço» um filho a ajudar a crescer na vida. «Memórias de vida -José Inácio de Brito «Mestre Zé de Brito» fica como um testemunho perene de quem ao longo de mais de 90 anos tem vivido para servir, de modo próprio os mais jovens. Corremos e voltamos a ler, siderados, o que dizem companheiros e alunos deste que foi durante anos e anos o «Embaixador de Faro em Évora».

                   Hemos a experiência própria de, aos 10 anos (parece que foi ontem) o ter sido nosso professor, fazendo parte dessa inesquecível equipa liderada pelo saudoso Director Pintor Jorge Escalço Valadas.

                     Um agradecimento fraterno, emotivo e do tamanha do Universo às boas gentes alentejanas de Évora pela significativa homenagem que honrando a tradição alentejana prestaram a este algarvio de Faro, o «Mestre Zé de Brito».


Sem comentários: