segunda-feira, 23 de maio de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


   OLHÃO NOS CAMINHOS DE SANTIAGO


       Gente nova (alunos e professores - Idalécio Nicolau, Luís Palma e Óscar Ribeiro - do Agrupamento Escolar Dr. Francisco Fernandes Lopes) marcou mais uma presença internacional de Olhão. Foi no célebre e histórico cruzar dos «Caminhos de Santiago», uma devoção multi - centenária, que se repete em cada dia, com maior reverência e actualidade. Percorreram 122 klms, com «enorme esforço físico e psicológico», até e após as caminhadas diárias viverem essa enorme alegria de encontrar a Catedral dedicada ao Apóstolo em terras da Galiza.

       Incluiu-se esta assinalada presença de estudantes e mestres de Olhão numa estratégia internacional e ao abrigo do Projecto «Erasmus», em que no âmbito da Comunidade Europeia esta cidade tem-se projectado além fronteiras e tem recebido jovens europeus, contribuindo para a «Cidade Cubista» ser mais conhecida e dar o seu contributo à Europa das Comunidades que se deseja.

           No aspecto didáctico relevo ainda para a participação nos workshops que tiveram lugar nas percorridas cidades de Madrid, Valladolid e Santiago de Compostela, num assimilar de conhecimentos sobre outras cidades, culturas, sistemas de ensino, tradições, cidadania e do próprio idioma inglês em que se entendiam os participantes oriundos de Escolas de Portugal (Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão), bem como de Madrid (Espanha), Bacau (Roménia) e Lubliana (Eslovénia).

           Olhão mais uma vez presente na Europa Comunitária e desta feita percorrendo «El Camiño de Santiago, Apóstolo».


                                                                                JOÃO LEAL


Sem comentários: