segunda-feira, 23 de maio de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



         «QUARTEIRA - AS MINHAS E OUTRAS MEMÓRIAS»

                                                                 CÉSAR CORREIA


          É uma figura referente do desporto nacional, uma vez que foi considerado um dos melhores árbitros futebolísticos portugueses de sempre. É autor de vários livros que abarcam o universo em que, maioritariamente tem vivido (São Brás de Alportel / Quarteira, etc.) e da actividade industrial corticeira em que atingiu nível mundial. César Correia, nascido na freguesia tavirense de Santa Catarina da Fonte do Bispo, menino e moço, mais menino do que moço, foi viver para o Cerro da Mesquita (São Brás de Alportel). É uma vida, a caminho dos noventa anos, dedicada à bela terra da entrada no Caldeirão. As férias e, depois, muito anos, foram vividos na Cidade Marítima de Quarteira. Ora dedicou o seu último trabalho literário, o livro «Quarteira - as minhas e outras memórias», em que ao longo de centenas de páginas nos recorda coisas e loisas daquela bela terra à beira Mar plantada nas décadas de 40, 50, 60 e 70 do século passado. A obra foi apresentada no Auditório Autárquico local no assinalar do 17º aniversário da elevação de Quarteira a Cidade. Entre as entidades presentes destaque para o eng. Vítor Aleixo e Telmo Pinto, presidentes, respectivamente da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira. A apresentação coube a outra destacada figura algarvia, tal como o Autor nascido no seu interior (Salir), Foi o presidente da Associação de Futebol do Algarve e conhecido empresário e CEO da Garvetours / Enologest, Reinaldo Teixeira. A César Correia as nossas fraternas felicitações e ficamos guardando a próxima obra. Para breve...


     

   «HISTÓRIA DO CONDADO DE VILA NOVA DE PORTIMÃO»


                                         DR. NUNO CAMPOS INÁCIO

            É impressionante a capacidade produtiva intelectual do erudito investigador portimonense dr. Nuno Campos Inácio, a par de um constante labor sobre o passado algarvio. Ora veio a público o livro «História do Condado de Vila Nova de Portimão», o qual inclui não só os mais relevantes factos históricos ocorridos no período de 1465 a 1648, como as biografias de cada um dos seus titulares, a par de um vasto conjunto de gravuras e documentos.


                  «100 anos do PCP - DO SOL DA TERRA AO CONGRESSO DE LOURES»

                                                      DOMINGOS LOPES

                 Conhecida figura do Partido Comunista Português, de que foi seu empenhado militante e dirigente, durante mais de 40 anos e de que se afastou há una dúzia de anos, Domingos Lopes é o esclarecido autor do livro «100 anos do PCP - do Sol da Terra ao Congresso de Loures». Foi o mesmo apresentado no Algarve, em sessão ocorrida na Clube Farense, com testemunhos de Paulo Rodrigo e Rogério Brito que falaram da história partidária e do seu autor, Domingos Lopes, que considera «ser um comunista sem partido».


                        «DESCOBRINDO-ME» 

                                                           NELSON CONCEIÇÃO

O famoso acordeonista algarvio, Professor Nelson Conceição, nascido nessa terra geradora de acordeonistas que é Bordeira (Santa Bárbara de Nexe /Faro) é o autor do livro «Descobrindo-me», nome de um dos temas de idêntico disco, que ora foi apresentado no Cine Teatro de Alcobaça. Licenciado em Educação Musical pela Universidade Nova de Lisboa, o «mestre do acordeão», detentor de um vasto conjunto de destacados prémios, exerce, a par da actividade artística (actuou já em todo o País, assim cona Espanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos da América), em Bordeira, Castro Verde, Albufeira e Loulé.


    «LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE SAGRES - 1390/ 1918»

                                             DR. NUNO CAMPOS INÁCIO

      É, sem dúvida, um dos mais conceituados genealogistas  algarvios, com várias obras publicadas, o Dr. Nuno Aires de Campos que, no dia 15 de Agosto, apresentará novo trabalho, editado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo. «Chama-se «Levantamento Enciclopédico de Sagres - 1390/1918», constituída por 3 volumes com mais de 1 500 páginas.


       «LEONÍCIO VS CONSTITUIÇÃO - A VISÃO DOS MAGISTRADOS E DOS POLÍCIAS»

                                                  JOÃO CRUZ

                 Na Biblioteca António Ramos Rosa, em Faro, foi apresentado o livro 'Leonício VS Constituição - A visão dos Constitucionalistas e dos Polícias», da autoria do dr. João Cruz, mestre em criminologia e policia criminal» o qual motivou a criação de um grupo de «Ajuda Mútua das Vítimas de Violência Doméstica, de Exclusão Social e Tráfico de Drogas».        

  

  «EM TODOS OS SENTIDOS»

                                      DR. LÍDIA JORGE


Da autoria de um dos escritores maiores, a boliqueime Dr. Lídia Jorge , honra e glória da literatura portuguesa, foi apresentada na Biblioteca Municipal Sophia de Melo Breyner Andersen, em Loulé, no âmbito da edição do «Clube de Leitura de Loulé a conhecida obra lidiana «Em todos os sentidos», que venceu o «Grande Prémio de Crónicas e Dispersos Literários», promovido pela Associação dos Autores Portugueses e Câmara Municipal de Loulé, Coube a Sandra Bastos a apresentação.



                               

                                                                              JOÃO LEAL


Sem comentários: