quarta-feira, 4 de maio de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVA IMPORTAM»



      «REGRESSO Á ILHA»

                                           CASIMIRO DE BRITO


             Anuncia-se para muito em breve o aparecimento do romance do poeta, ficcionista e algarvio(natural de Loulé, onde nasceu em 1938) Casimiro de Brito, intitulado «Regresso à Ilha». Um dos nomes maiores da literatura europeia, antigo «costeleta» ex - aluno das Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira), fixou-se em Faro aos 10 anos. Detentor de vários prémios literários (Grande Prémio da Poesia, 1981) foi nomeado   Comendador da Ordem do Infante Dm Henrique, em 2008. O seu primeiro livro, de poesia, surgiu em 1957 e desde então já publicou mais de 70 obras, dos quais a maioria em português, mas traduzidos em 3 outras línguas. É um dos cabeças do movimento literário que surgiu no Algarve, com os «Cadernos do Meio Dia», que dirigiu juntamente com António Ramos Rosa. Já antes, em 1956, criara em «A Voz de Loulé» a página literária «Prisma de Cristal». Concluiu o Curso Geral de Comércio na Escola Tomás Cabreira, em Faro e esteve emigrante na Alemanha (1971), radicando-se depois em Lisboa, onde vive e é aposentado da função bancária.

        Aguarda-se, em evidente interesse, este livro «Regresso à Ilha», do louletano Casimiro de Brito.


                                   «CRÓNICAS DO CORRER DO TEMPO»

                                                     JOÃO MIGUEL CUNHA

    Na Biblioteca Municipal de Silves foi apresentado o livro assinado pelo dr. João Miguel Cunha, professor e músico, natural do Porto e residente em Portimão. Trata-se de uma colectânea de textos teatrais escritos em vários locais da lusitana terra.


                 «O PORTUGUÊS Á DESCOBERTA DO BRASILEIRO»

                                              FERNANDO VENÂNCIO


                       Tem 78 anos, nasceu em Mértola e é o autor do livro «O Português à descoberta do Brasileiro», Fernando Venâncio. Foi o mesmo apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, pelo Professor Doutor Jorge Baptista (Universidade do Algarve). Aconteceu no «Dia Mundial do Livro» (23 de Abril). O autor, que frequentou o ensino liceal em Lisboa, exerceu a docência nas Universidades de Amesterdão, Utreque e outras. Da sua autoria existem 10 obras publicadas.


                 «NAVE DO BARÃO - MEMÓRIA E  IDENTIDADE»

                                                  JOAQUIM GUERREIRO E OUTROS

                  Em Loulé, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, foi apresentado pelo Professor Doutor Alberto de Melo e Dr. Júlio de Sousa, o livro «Neve do Barão  Memória e Identidade». Trata-se uma obra editada pelo Biblioteca Maria da Conceição Guerreiro, um a valência da Associação «Os Barões», localizada naquela aldeia da freguesia de Salir. O livro foi coordenado por Joaquim Guerreiro e outros «barões».


                                                                   JOÃO LEAL


Sem comentários: