terça-feira, 27 de julho de 2021

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


             A VIA CIRCULAR A OLHÃO


             É um ensejo de décadas este da construção de uma estrada de circunvalação à parte urbana citadina que evite, a quantos se deslocam para sotavento ou barlavento, utilizando a EN 125 (Avenida D. João VI). A opção que tal proporcionaria evitaria as longas filas que se formam, bem como a qualidade de vida, de milhares e milhares de utentes no quotidiano.

              Vem-no dos anos 50 e 60 do século passado e constituiu uma preocupação do executivo municipal de então, liderado pelo lembrado amigo e devotado presidente que foi Alfredo Timóteo Ferro Galvão. Tinha inclusive, no seu gabinete de apoio, a competente presença do falecido eng. António Pinelo, que ao tempo exercia também as funções de Director de Estradas do Distrito de Faro. Mais do que uma vez, nos convívios que partilhávamos, tive o ensejo de falarem na circular a Olhão.

              O assunto conheceu, recentemente, um novo impulso com a apresentação ocorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho da proposta de traçado final pelas Infraestruturas de Portugal. Com uma extensão de cerca de 6 quilómetros ligará a EN 125 desde o Restaurante «O Barretão» até à rotunda de ligação de Olhão com a Via do Infante (A22), comportando meia dúzia de rotundas. Desde 2019 que o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) está aprovado, o que representa em termos de avançar uma excelente ajuda.

                   Segue-se agora o projecto de execução desta obra fundamental para o futuro desenvolvimento da Cidade da Restauração, para posterior concurso de empreitada de adjudicação. Fazemos votos para que a obra avance com a desejada velocidade que a sua necessidade bem justifica.


                                                                   JOÃO LEAL


Sem comentários: