terça-feira, 27 de julho de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



«UM SÉCULO DE ENERGIA ELÉCTRICA EM TAVIRA»


                                     PROF. DOUTOR JOÃO MONTEIRO FIGUEIRA


         A 25 de Junho de 1916 foi instalada na Cidade do Gilão a primeira central produtora de electricidade, uma história que ora nos é narrada pelo Professor Doutor João Monteiro Figueira (Doutorado em História Económica pela Universidade de Coimbra).

            Fá-lo em termos concisos no livro «Um século de energia eléctrica em Tavira», que, numa edição da Colibri e do Município Tavirense foi apresentado na Biblioteca Álvaro de Campos, naquela histórica cidade.


«FERREIRAS - ESTUDO HISTÓRICO»

                                      DRA. IDALINA NUNES NOBRE

             Em mais uma edição da editora algarvia Arandis foi apresentado o livro da autoria da historiadora Dra. Idalina Nunes Nobre, «Ferreiras - Estudo Histórico». Trata-se de uma investigação histórica e monográfica sobre esta novel freguesia albufeirense, que narra toda a evolução deste outrora importante cruzamento rodoviário e ferroviário. Ao longo de 116 páginas são apresentadas imagens e documentos pouco conhecidos. A obra assinala a criação da freguesia (12 de Julho de 1997 e a apresentação incluiu um momento musical com Eduardo Ramos.


«DIÁRIO DE UM CORPO SEM MEMÓRIA»

                                               FERNANDO CORREIA

             Na Biblioteca Lídia Jorge, em Albufeira, foi apresentado o livro «Diário de um corpo sem memória», numa edição da «Guerra e Paz» e de que é autor o conhecido jornalista e comentador Fernando Correia, que já assinou quase duas dezenas de publicações. A apresentação foi confiada ao veterano jornalista padernense Arménio Aleluia Martins.


                                              JOÃO LEAL


Sem comentários: