terça-feira, 27 de julho de 2021

 GENTE QUE SERVIU O FUTEBOL  ALGARVIO


             JOÃO CLARA, UM HOMEM DO FUTEBOL


              A notícia, quando nos embata, verdadeira e frontal, deixa-nos esta terrível sensação de vazio de ver partir mais um amigo. Cria um vácuo irreparável de sobremodo quando se passar, há muito, os oitenta anos vividos.

                Este era um amigo dilecto, irmanados que o estávamos pelo denominador comum do futebol como o entendemos e desejaríamos que acontecesse, membro entusiasta e activo da «Tribo do Futebol».

                João Fernando dos Santos Clara, o bem conhecido JOÃO CLARA, natural de Faro, onde nasceu a 7 de Abril de 1962, contando portanto 59 anos, que durante mais de 3 décadas esteve ligado, activamente, ao desporto rei, como jogador e técnico, deixou-nos de morte súbita, em 20 de Julho de 2021. Ele que era a energia, a vivacidade, o entusiasmo e o ímpeto, partiu num ápice.

                 Começou, como futebolista, a jogar no Futebol Clube de São Luís, alinhando também no Campinense, Louletano, Quarteirense, Leões de Tavira, Padernense e Futebol Clube das Ferreiras. Foi nesta agremiação albufeirense que iniciou as funções de treinador, onde se manteve nesse record de 15 épocas consecutivas, conquistando vários títulos da Associação de Futebol do Algarve, entre os quais o de campão regional e levou os ferreirenses, pela 1ª vez, a disputar provas federativas. Treinou ainda o Sport Faro e Benfica e consigo, como adjunto e guarda - redes o seu dedicado amigo João Casaca Mendinhos.

                     «Deu muito de si ao futebol algarvio», escreveu a propósito do falecimento do João Clara, o jornalista algarvio dr. Armando Alves, acrescentando ainda que «era «apaixonado pelo futebol» e «vivia os jogos com tremenda intensidade» e «ficando para sempre ligado à história do Ferreiras.

                           Morreu um homem do futebol algarvio, para ele a  

 nossa saudade e a nossa lembrança ao homem, ao futebolista e ao amigo.                


                                                   JOÃO LEAL


Sem comentários: