segunda-feira, 5 de julho de 2021

 A PROF. HELENA LOURO

PRESIDE AO ROTARY CLUBE DE FARO


                 Como acontece em todo o Mundo o Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, tem, desde 1 de Julho, um novo Conselho Director, que é presidido pela Professora Helena Louro. A posse decorreu em assinalada sessão que teve lugar nos claustros do Convento de Nossa Senhora da Assunção, em Faro, com a presença de elementos não só do RCF, como dos clubes congéneres de Loulé, Portimão, Almancil, Estoi, Albufeira, Praia da Rocha e Lagoa e do autarca Jardim de Sousa, secretário da União de Freguesias (Sé / São Pedro). A sessão foi conduzida, na sua parte inicial pela Dra. Cláudia Luz (Directora de Protocolo), iniciando-se com a «Saudação às Bandeiras» e a «Auto Apresentação Rotária». O Presidente Cessante, Eng. Bruno Lage, referiu-se às dificuldades conhecidas durante o mandato por via da situação pandémica, mas da acção desenvolvida em prol de «uma sociedade mais solidária e mais fraterna», destacando em especial: a geminação com o Rotary Clube de Chaves; A atribuição de três emblemas «Companheiro Paulo Harris»; a plantação de árvores no Parque Ribeirinho; o apoio à erradicação da poliomielite e à Refood; a admissão de três novos sócios; as diversas colaborações destacando os seus companheiros do Conselho Director, etc. Impôs o colar de presidente à Prof. Helena Louro, a quem desejou os melhores êxitos. Ao assumir as suas funções agradeceu as presenças, elogiou a acção desenvolvida no anterior ano rotário e incentivou a um maior companheirismo, de modo próprio com os outros clubes algarvios. Do novo Conselho Director do Rotary Clube de Faro fazem parte também: o presidente cessante, a Dra. Cláudia Luz, Joaquim Teixeira, Dr. José Manuel Sosa, Fernando Vilanova e Eng. Tito Olívio.

             Durante o período de «Actualidade e Comunicações» falaram diversos rotários que formularam o ensejo de «fazer mais e melhor», de acordo com os ideais de Paul Harris.

             A Prof. Helena Louro, que foi Vereadora da Câmara Municipal de Faro, viveu a sua juventude em Angola, onde frequentou o Instituto Comercial de Sá da Bandeira e a Escola do Magistério Primário de Benguela, exerceu a actividade docente em Faro e estudou nas Universidades de Coimbra e do Algarve.


                                                        JOÃO LEAL 


Sem comentários: