domingo, 11 de julho de 2021

 MORREU O «COSTELETA»

ORLANDO BICA


       A escassos 3 dias de completar os 86 anos faleceu o poeta e antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, Orlando José da Cruz Bica. Nascera em Estoi a 9 de Julho de 1935 e faleceu a 6 de Julho de 2021, aquele que, desde jovem, viva devotadamente duas das suas grandes paixões: o futebol e a poesia.

         A ambas se houve com dedicação, valor e empenho. Na arte poética, que cultivava com grande esmero, publicou quatro livros: «Germina para a vida» (1970), «A outra Primavera» (1971), «Canto de Quinas» (1973) e «Essência» (1975). 

          No futebol, para além de exímio jogador, envergou sempre em espírito de amadorismo, as equipas da sua terra natal e da Escola, quando na mesma estudava. Mas era um cultor da ciência futebolística havendo publicado uma obra sobre as estratégias e as tácticas do futebol.

            Este entusiasta «costeleta», estudou também Lisboa, igualmente no Curso Geral de Comércio e foi funcionário empenhado da Federação dos Municípios do Distrito de Faro.

             Tinha profundas raízes na Tomás Cabreira já que era irmão do Professor António da Cruz Bica e primo irmão do Valério e do Virgílio Quintas Rodrigues.

              Na saudosa recordação do que foi um grande amigo e colega, o Orlando Bica, a expressão do nosso profundo pesar.


                                                                      JOÃO LEAL


Sem comentários: