MORREU O «COSTELETA»
ORLANDO BICA
A escassos 3 dias de completar os 86 anos faleceu o poeta e antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, Orlando José da Cruz Bica. Nascera em Estoi a 9 de Julho de 1935 e faleceu a 6 de Julho de 2021, aquele que, desde jovem, viva devotadamente duas das suas grandes paixões: o futebol e a poesia.
A ambas se houve com dedicação, valor e empenho. Na arte poética, que cultivava com grande esmero, publicou quatro livros: «Germina para a vida» (1970), «A outra Primavera» (1971), «Canto de Quinas» (1973) e «Essência» (1975).
No futebol, para além de exímio jogador, envergou sempre em espírito de amadorismo, as equipas da sua terra natal e da Escola, quando na mesma estudava. Mas era um cultor da ciência futebolística havendo publicado uma obra sobre as estratégias e as tácticas do futebol.
Este entusiasta «costeleta», estudou também Lisboa, igualmente no Curso Geral de Comércio e foi funcionário empenhado da Federação dos Municípios do Distrito de Faro.
Tinha profundas raízes na Tomás Cabreira já que era irmão do Professor António da Cruz Bica e primo irmão do Valério e do Virgílio Quintas Rodrigues.
Na saudosa recordação do que foi um grande amigo e colega, o Orlando Bica, a expressão do nosso profundo pesar.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário