quarta-feira, 14 de julho de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



       «LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE FERRAGUDO»

                                       DR. NUNO CAMPOS INÁCIO

           O conhecido escritor portimonense Dr. Nuno Campos Inácio, numa edição da Arandis, é o autor dos 3 livros «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo», num total de 450 páginas e cujo primeiro volume será publicado em Agosto.

  

            «PEREIRO» (MEMÓRIAS DO PASSADO)»

                                            SUSETE ROMBA

              Trata-se de uma interessante recolha de elementos etnográficos desta freguesia alcoutineja da Serra do Caldeirão, numa verdadeira visão do «passado para o presente, do presente para o futuro», a obra da autoria de Susete Romba, intitulada «Pereiro, Memórias do Passado».

«OS SANTOS DA NOSSA CASA»                                              

               PADRE DOMINGOS DA COSTA MONTEIRO

               Escrito pelo Pároco da Mexilhoeira Grande Padre Domingos da Costa Monteiro surgiu o livro «Os Santos da Nossa Casa», inspirado nas orientações papais e dedicado aos seus familiares directos e de modo próprio à sua irmã mais nova. Trata-se de Teresa Monteiro da Costa, que faleceu aos 17 anos, no Hospital de São João, no Porto há 54 anos e com fama de santidade e que nascera em São Bartolomeu do Rego (Celorico da Beira).


           «TERRA FIRME, MAR DE ANIL»

                          MANUEL NETO DOS SANTOS

    Na Galiza (Espanha) e no Brasil, surgiu o livro «Terra Firme, Mar de Anil», com poemas do conhecido poeta algarvio Manuel Neto dos Santos. O prefácio é assinado pelo Dr. Nuno Campos Inácio. A obra deste interventor cultural, poeta, actor, músico e tradutor, reflecte muito do seu pensar - «dar de si nos outros, uma das formas mais sublimes da poesia». Manuel Neto dos Santos é natural de Alcantarilha (21 de Janeiro de 1959).

                    

                      «CHAMEM-ME BRISA»

                                       SAÚDA CONVIDA

       A revista mensal «Saúda» (órgão das Farmácias Portuguesas) inseriu na sua edição de Julho um excelente texto sob o título em epílogo, profusamente ilustrado e dedicado ao Concelho de Silves, numa maravilhosa viagem ao Algarve Atlântico, e em que «assim que o calor demencial abranda, a vida começa a sair dos esconderijos» e «campos estão cultivados com alfarroba, amêndoa, diospiro, romã e a laranja mais doce do Algarve».


«NA ORDEM DE CRISTO

EM CASTRO MARIM»

           Inserto no primeiro número da nova revista «GL» (Grande Loja Legal de Portugal» lemos o excelente artigo da autoria de Vicente Santa Maria, «Na Ordem de Cristo em Castro Marim». Ilustrado com excelentes fotografias sobre aquela vila raiana, refere o historial daquela instituição descendente dos Templários, bem como a riqueza monumental, natural e arqueológica local.


                                                        JOÃO LEAL 


Sem comentários: