O PORTIMONENSE
PEDRO DELGADO CAMPEÃO DA CHINA
Nasceu em Portimão (07/04/1997), onde se iniciou no Portimonense e agora é cidadão chinês, com o nome de Dé-arjiaudus e conquistou, pelo seu clube, o Shandong Taishan, o título de campeão da República Popular da China.
Uma história bem curiosa a deste jovem de 24 anos que viu a luz do dia ali à beira Arade, cidade onde também deu os primeiros pontapés na bola, prosseguindo a sua formação no Sporting Clube de Portugal.
Foi internacional das camadas jovens por Portugal - categorias de sub 16 (2013), sub 17 (2013), sub 18 (2014), sub 19 (2015), sub 20 (2016) sub 21 (2017), percorrendo assim todos os escalões etários e tendo como treinadores: Hélio Soares, Emílio Peixe, Edgar Borges e Rui Jorge, o que diz bem da valia, desde moço, deste médio ofensivo.
Já em 2013 suscitara as atenções internacionais, ingressando no Inter de Milão e retornando ao Sporting em 2016, com passagem pela equipa B dos leões e Lisboa.
A três jornadas do fim conquistou o título chinês ao vencer o Hebai (2-0), o que valeu ao clube 5º título.
Com Pedro Miguel Gomes Delgado, o algarvio que optou pela nacionalidade chinesa, joga outro futebolista, o brasileiro Jadson, que já alinhou no Portimonense. Pode ainda acumular com a «Taça da China» para cuja final, o Taishan se encontra apurado.
Foi em 2019 que Pedro Delgado se naturalizou cidadão chinês, sendo o primeiro estrangeiro a fazê-lo sem ter ascendência directa chinesa e incluído na etnia Han, uma das 56 etnias existentes e que representa mais de 90% dos 1 400 milhões de habitantes.
Tem contracto com o seu actual clube até ao final deste ano.
Uma história curiosa esta do «filho de Portimão», que agora é campeão da China e tem o nome de Dé-espiaduo.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário