sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                             FARO EM PEQUIM


                     Um acontecimento artístico, do maior destaque a nível mundial, acontece por estes dias em Pequim, a capital chinesa. Trata-se da «9ª Bienal Internacional de Arte Pequim, 2022 (BIAB, em que estão expostas 707 obras, assinadas por 573 artistas oriundos de 117 países. 

                      O evento decorre no NAMOC (Museu de Arte Nacional da China), até 15 de Fevereiro e, em simultâneo com os Jogos Olímpicos de Inverno, que têm por cenário a grande metrópole asiática.

                        Faro está presente na BIAB com um trabalho da pintora FÁTIMA SARDINHA, aqui nascida em 1975 e um já longo e vasto currículo.

                        Ali se pode admirar o seu magnífico óleo «Love Song» («Canção de Amor»), sendo a única presença portuguesa.

                        No mundo da arte que ali se vive a farense Fátima Sardinha, representa para todos nós, farenses, algarvios e portugueses, uma honra. É pela genuinidade da sua arte, por esta presença e pelo que representa, que a saudamos, embevecidos.

                        «Viver é uma arte e devemos amá-la», este testemunho da pintora nascida em Faro é uma afirmação vivente que tem pela arte cujos caminhos tão meritória e assinaladamente  trilhado.

                        Faro presente em Pequim nos Jogos Olímpicos? sim e com o contributo admirável para a concretização de um sonho merecido - «Cidade capital da Cultura, 2027».


Sem comentários: