sábado, 18 de junho de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



        OLHÃO NO OCEANO ÍNDICO


                Fica lá longe, no distante Oceano Índico, aquele mesmo que levou o navegador Vasco da Gama, até ás terras lendárias de Goa, Damão e Diu, a Ilha da Reunião, um Departamento Insular da França. Foi lá, nesse bocado da União Europeia, como território francês, que um grupo de jovens e professores da Escola EBI/ JI José Carlos da Maia, deste olhanense concelho se deslocou no âmbito do projecto Erasmus «Música e Teatro ao serviço do diálogo multicultural a actuar juntos, para construir uma identidade europeia comum». 

                  Tem vindo o mesmo a ser coordenado pela professora daquele prestigiado estabelecimento Escolar, Dra. D. Celina Pereira, nele havendo participado também jovens e pedagogos de Lodz (Polónia) e da cidade anfitriã Tampar.

                   Uma missão de grande interesse, nos mais vastos aspectos que marcou a presença da «Cidade de Olhão da Restauração» nas múltiplas actividades que decorreram na Ilha da Reunião, que fica perto de Madagáscar.

                  A terra olhanense em participação activa neste encontro, que se espera de futuro, pelos jovens e professores nele empenhados.

                     O Departamento Insular Francês, instituído em 1946, detém o maior PIB per capita da região e é produtor de açúcar de cana, rum, peixe e derivados, baunilha e óleos, sendo o turismo, especialmente franceses, outra das actividades económicas em destaque.

                    Uma troca recíproca desta Embaixada de Olhão, que obteve alta presença em terras do Índico.


                                                                 JOÃO LEAL


Sem comentários: