quinta-feira, 2 de junho de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

  No dia 1 de Julho, em Lisboa (Páteo da Galé) serão anunciados os vencedores da 6ª edição dos prémios instituídos pela AHRESP (Associação dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Portugal, para a qual o Algarve conta com 5 nomeações: Projecto Matéria, Carob Novik e Look All, Administrar a Saúde (Chefe Rui Silvestre) e Quinta do Lago.

A ligação marítima entre o Algarve e Marrocos, utilizando o porto de Portimão, encontra-se em estudo, segundo o anunciado em Loulé (inauguração dos banhos islâmicos) pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Aeroporto de Faro foi classificado pela ACA no grau 4 e no que respeita á acreditação do carbono aeroportuário, considerando a vertente ambiental.

Principiou a 3ª edição do «Lagoa Wine Experience», que se prolonga até 12 de Novembro e objectiva dar a conhecer os melhores vinhos que se produzem naquele concelho e a oferta existente.

Atracou ao cais comercial de Portimão o navio de cruzeiros «SIRENA», vindo de Sevilha e com destino a Lisboa, com turistas norte-americanos.

O «Bolo de Maio», referência da gastronomia de Monchique vai ter a sua candidatura a «Património Cultural Imaterial». Nesse sentido foram efectuadas promoção com prova do «Bolo de Maio» no Ministério da Cultura e na Assembleia da República.

O «Encontro de Folclore da Cidade de Faro» vai ocorrer junto á Doca no dia 18 de Junho (21h30m) com a participação de «Os Ganhões (Castro Verde)», Casa do Povo de Arouca (Douro Litoral), Barbeita (Alto Minho) e Grupo Folclórico de Faro, promotor do evento.

A AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) promoveu na sua sede (Albufeira)um seminário «Desafios sobre a sustentabilidade para o Turismo e Hotelaria» e assinou um protocolo de cooperação com a ISO (Centro Nacional de Interface Tecnológico).

Em Julho de 2024 e durante 5 dias vai decorrer na «Cidade do Guadiana) - Alcoutim, Castro Marim, Ayamonte e Vila Real de Santo António mais uma edição dos «Jogos Náuticos do Atlântico», com a presença de 500 atletas.

Decorre até 13 de Junho o  «I Circuito Marítimo de Santiago», que saiu de Vila Real de Santo António e se dirigiu a Sines, Cascais, Peniche, veiro, Matosinhos, Viana do Castelo, Baiona e Pádron, num total de 500 milhas náuticas, em que é emblemática a caravela «Vera Cruz», réplica da nau quinhentista.


                                                            JOÃO LEAL


Sem comentários: