terça-feira, 28 de junho de 2022

 «O LIVRO DO CENTENÁRIO» - 100 ANOS DA A. FUTEBOL DO ALGARVE


   Da autoria do douto jornalista algarvio dr. Armando Alves foi motivo de solene e justificada apresentação o excelente livro álbum «100 anos», que narra a história do futebol algarvio na comemoração do centenário do prestigiado organismo que é a Associação de Futebol do Algarve, anteriormente denominada de Associação de Futebol de Faro. O acto, que se revestiu de grande significado decorreu, com casa cheia, na sede da AFA, com a presença de destacadas figuras do dirigismo desportivo, entre as quais os Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga dos Clubes, assim como representantes dos clubes filiados.

      O doutor Armando Alves, natural de Monchique, residente em Portimão, licenciado em Direito, Mestre em Ciências de Comunicação e Pós - Graduado em Direito do Desporto e Direito do Trabalho, é uma figura central do jornalismo algarvio, sendo há mais de três décadas o representante regional do diário «Record» e autor de vários livros do maior interesse para a História do Algarve (fundador da Revista de AFA - 2016; «História do Regimento da Serra do Pilar » - 1987; «Apontamentos sobre a História do Esperança de Lagos» - 1992; «Silves Futebol Clube - 74 anos de História» - 1993; «Portimonense Sporting Clube - 89 anos de História» - 2003; «Honra e Glória - Centenário do Sporting Clube Olhanense» - 2012; «Por Silves, Pelo Silves - 100 anos» - 2019).

          É uma obra, um verdadeiro álbum com quase 500 páginas, profusamente ilustrado, com o testemunho de altas figuras do futebol português, dos 16 presidentes das câmaras municipais e dos presidentes de todos os clubes filiados na Associação e o depoimento de várias personalidades do futebol e do jornalismo algarvio.

           A abrir a sessão, Reinaldo Teixeira, o empresário que preside com dinamismo à Associação de Futebol do Algarve, abriu a sessão, referiu as principais actividades associativas e sobre o livro declarou que: «uma obra digna e que destaca bem o centenário».

             Fez depois a apresentação o conhecido jornalista e escritor Neto Gomes, que proferiu uma verdadeira lição sobre a acção do desporto e seus actores, traçou a biografia de Armando Alves e sobre o livro disse: «Esta é uma obra que nos leva ao prazer da descoberta».


Sem comentários: