quinta-feira, 2 de junho de 2022

crónica de faro joão leal



       uma farense, nome maior da investigação maior da colonização sul americana


              NUTRIMOS O MAIOR APREÇO E VENERAÇAO PELO FIGURA E PELA OBRA REALIZADA PELA NOSSA CONTERRÊNEA PROF DRA.MARIA DA GRAÇA ALVES MATEUS VENTURA, UM DOS NOMES MAIORES DA Inteligência algarvia contemprÃNEA, cM UMA NOTÁVEL OBRA REALIZADA ESTA FARENSENASCIDA EM FARO (6 DE sETEMBRO DE 1956), IMOÕE-SE PELA VALIOSA OBRA REALIZADA E TRADUZIDA PELOS DIVERSOS LIVROS ESCRITOS , BEM COMO CARGOS E MISSÕES DESEMPENHADAS. hÁ MUITOS ANOS  RADICADA EM PORTIMÃO, ONDE TEM DESENVLVIDO UMA NOTÁVEL OBRA PEDAGÓGICA E DE INVESTIGAÇAO, DE MODO PRÓPRIO SOBRE OS DESCOBRIMENTOS E COLONIZAÇÃO NA DITA AMÉRICA LATINA, MUITOS A JULGAMNATURAL DA CIDADE DO ARADE. vEM TUDO ISTO APROPÓSITO DO SEU MAIS RECENTE TRABALHO - «pOR eSTE MAR ADENTRO» , UM LIVRO DE GRANDE FORMETO QUE COLOCA O ALGARVE «NO CENTRO DA EXPANSÃO HISPÂNICA NAS íNDIAS oCIDENTAIS E QUE RELATA OS ÊXITOS DOS VÁRIOS MAREANTES E EMIGRANTES ALGARVIOS NA AMÉRICA HISPÂNICA».

         lICENCIADA EM hISTÓRIA (1981), A dRA. mARIA DA gRAÇA vENTURA ALCANÇOU O MESTRADO («hISTÓRIA DAS DESCOBERTAS» EM 1993 E O DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA DA EXPENSÃO PORTUGUESA (2002), NA fACULDADE DE lETRAS DA uNIVERSIDADE CLÁSSICA DE lISBOA, pROFESSSORA EFECTIVA, COMO O AFIRMÁMOS, DA PRESTIGIADA ESCOLA SECUNDÁRIA mANUEL tEIXEIRA gOMES (pORTIMÃO); INVESTIGADORA INTEGRADA NO CENTRO DE HISTÓRIA DA uNIVERSIDADE DE lISBOA E MEMBRO DO cONSELHO cIENTÍFICO DE hISTÓRIA iBERO - aMERICANA aTLÂNTICA  E DA rEDE eUROPEIA DA hISTÓRIA DE LOS DESCBRIMIENTOS, RADICADA EM sAN jUAN DEL pUERTO (ESPANHA), É UM VALOR QUE ORGULHA fARO E DE QUE fARO NÃO PRESCINDE DAS SUAS ORIGENS. a DRA. mARIA DA gRAÇA aLVES mATEUS vENTURA FOI DEDICADA PRESIDENTE DO iNSTITUTO DE cULTURA iBERO - aTLÂNTICA (2002/2014) E PROFESSORA CONVIDADA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS hUMANAS E SOCIAIS DA uNIVERSIDADE DO aLGARVE (2004/2006) E AUTORA DE UMA SÉRIE DE LIVROS DEGRANDE EXPRESSÃO HISTÓRICA E INTELECTUAL (vIAGENS E VIAJANTES NO aTLÂNTICO qUINHENTISTA (1956), oS ESPAÇOS DA SOCIABILIDADE NA iBERO - aMÉRICA (2004), «o MUNICIPALISMO EM pORTUGAL: 500 ANOS DOS FORAIS MANUELINOS (2007)» «o MEDITERRÂNEO oCIDENTAL : IDENTIDADES E FRONTEIRAS» (2007); «O BARROCO E O mUNDO iBERO - aTLÂNTICO» (1998); «a UNIÃO IBÉRICA E O MUNDO ATLÂNTICO» (1997); «mANUEL tEIXEIRA gOMES: OFÍCIO DE VIVER» (2010), ETC.

   eM 2003 ALCANÇOU O dOUTORAMENTO, COM DISTINÇÃO E LOUVOR, NA UNIVERSIDADE DE lISBOA («pORTUGUESES NO PERÚ NO TEMPO DA UNIÃO IBÉRICA: MOBILIDADE, CUMPLICIDADES E VIVÊNCIAS». 

    é ESTA FARENSE DA QUALFARO NÃO PRESCINDE E A SAÚDA COM A MAIOR REVERÊNCIA E ALTO APREÇO.


Sem comentários: