terça-feira, 20 de setembro de 2022

 


                       O CICLO DAS FEIRAS OUTONAIS


         Vai iniciar-se, com a realização da «Feira de São Miguel», em Olhão, na derradeira semana de Setembro, o histórico e multi - secular «Ciclo das Feiras Outonais no Algarve. É um tempo e um período próprios, com uma mais marcante influência em tempos idos, mas ainda hoje com um ADN identitário para as terras algarvias onde ele acontece, quase que de um a outro lado da Região.

        «É tempo de feira», costumava-se dizer e sucediam-se hábitos, que hoje são memórias e presenças que hoje são lembranças (os «barracões», como então se dizia em referência aos circos).

         Mas existe sempre, não obstante todas as mudanças e evoluções acontecidas e muitas foram, uma invasão com esse mundo de «muitas e estranhas gentes».

          Após a «Feira de São Miguel» «o maior espectáculo do mundo», em alusão a uma das suas componentes, assenta as suas estruturas em Tavira para termos a «Feira de São Francisco» (4 e 5 de Outubro, dias maiores). Que lembrança, quando acontecia no urbanizado «Campo da Atalaia», das «serranhas» que á entrada da Feira vendiam os seus saborosos e caseiros «bolinhos», que eram um regalo com o acompanhamento de um «calcinho» de medronho ou licor (poejo, hortelã e outros).

             Depois aquela que é, em termos económicos, a mais importante feira das que ocorrem para cá do Caldeirão. Referimo-nos à «Feira da Praia», em Vila Real de Santo António (com período maior de 10 a 12 - feriado em Espanha, na comemoração do «Dia da Hispanidade») e uma verdadeira invasão de espanhóis e há de pesetas, antes do euro ser a moeda comunitária.

              Faro recebe a «Feira de Santa Iria», instituída por alvará régio de Filipe I em 1596, portanto com mais de 4 séculos, na 3ª semana de Outubro, com dias maiores «oficiais» a 20 e 21. É o certame com melhor sentido organizacional e cuidado que tem por cenário o urbanizado Largo de São Francisco.

                A 31 de Outubro e 1 de Novembro (feriado nacional) acontece à beira - Arade, em Silves, a «Feira de Santos). Segue-se a «Feira de São Martinho (11 de Novembro) nas magníficas instalações do Pavilhão do Arade e terrenos anexos, em Portimão.

                  Este «Ciclo das Feiras Outonais no Algarve» tem o seu final em Lagos, com o que era o «dia maior» a 20 de Novembro.

                   Um festivo ciclo que, durante cerca de dois meses, torna diferente várias terras da terra algarvia.

JOÃO LEAL


Sem comentários: