terça-feira, 20 de setembro de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


      TRÊS INSTITUIÇÕES REFERENTES


        Neste mês de Setembro três colectividades de Faro merecem um destaque próprio e a devida referência por factos havidos. Testemunham, com anos e anos de existência, o que representa pela positiva e de forma assinalável o sentido de associativismo vivido nesta Cidade de Santa Maria.

       A ARPI (Associação dos Reformados Pensionistas e Idosos) viveu como o declarou o seu dedicado presidente directivo, André Infante, «um dia histórico» com a deliberação havida em assembleia geral extraordinária, amplamente participada, ao assumir os teres e haveres da Associação Social e Cultural do Montenegro. Abrem-se assim amplas perspectivas para as respostas de «Centro de Dia» e «Apoio Domiciliário», de tão grande e notória prestabilidade. Surgida há 42 anos a ARPI afirma-se hoje como uma das grandes referências ao associativismo de apoio à III Idade em Portugal.

         A MUTUALIDADE POPULAR (Associação Mutualista) com sócios em todo o País surgiu em Faro, onde tem a sua sede, em 10 de Setembro de 1926, com a designação, conforme alvará, de Mútua dos Funcionários Públicos) e muito pelo empenho do benemérito Professor António Mendes Madeira, que desde há três anos vinha amadurecendo a ideia. A caminho do auspicioso centenário, que ocorrerá em 2026, a significativa efeméride foi assinalada com um festivo convívio dos membros dos corpos gerentes liderados pelos drs. Libertário Viegas (Assembleia Geral), Rui Noronha (Conselho Fiscal) e Carvalhinho Correia (Direcção).

           Finalmente há que fazer uma merecida referência ao MONTEPIO DOS ARTISTAS (Associação de Socorros Mútuos Protectora dos Artistas de Faro), fundada em 1856 pela dinâmica acção de José Joaquim de Moura, em função do restauro do histórico edifício da sua sede social, em cujo primeiro andar funciona a Sociedade Recreativa Artística Farense («Os Artistas), instituída em 1906 e de foi seu primeiro presidente, António José Manjua. Uma profunda intervenção, com pleno respeito pela sua valiosa traça original, que muito vai revitalizar não apenas estas duas instituições como o património citadino.


Sem comentários: