quinta-feira, 1 de setembro de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


          UMA DEVOLUÇÃO DESEJADA


          Encontra-se vazio e sem qualquer espécie de aproveitamento o edifício, situado na Praça D. Francisco Gomes, na paredes meias com o icónico «Arco da Vila», o imóvel onde, desde funcionou durante mais de um século, o Governo Civil do Distrito de Faro.

           Desde a extinção destes Órgãos Administrativos, que representavam o Governo Central na Região, em 2011, numa lei cujo entendimento ainda hoje não é universalmente, que o valioso imóvel, em função da sua situação, cómodos e recheio, se encontra sem qualquer préstimo. Sempre ouvimos dizer que «o Estado é mau gestor» e a situação que aqui descrevemos ilustra bem tal crítico pensamento.

           E que falta existe destes imóveis devolutos na capital sulina, encontrando-se o Estado, todos nós afinal, a pagar rendas e outros encargos. Um desperdício, um esbanjar de quem á pobre!

           O actual detentor é a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) e supunha-se, como na altura  (2011) foi referido que o mesmo seria partilhado com entidades locais e o Governo Central, sempre que algum membro do Governo se deslocasse ao Algarve ou se verificasse algum evento digno de o receber. 

               Para nós a melhor e mais imediata solução era passar o seu usufruto para a Câmara Municipal de Faro, que para ali podia transferir os serviços da Presidência, Vereação e Assembleia Municipal, oferecendo um belo e rico Salão Nobre para eventos de certa grandeza, como aconteceu recentemente com a recepção aos grupos participantes no FolkFaro 2022.

                O imóvel em apreço era o Palacete do Conde de Alte quando o foi adquirido para sede do Governo Civil de Faro em 10 de Julho de 1869, sendo ainda na segunda metade o século XIX construído o novo edifício.

                  Dói-nos ver aquele assinalado espaço votado a uma férrea vontade centralista, pois sabemos dos prosseguidos esforços do Município Farense para obter a sua utilização


Sem comentários: