JACQUES PAUL MER, UM FRANCÊS QUE SERVIU FARO
Fomos, dolorosamente, surpreendidos (10 de Setembro de 2021) pela morte do cidadão francês, há longas décadas residente em Faro, cidade de que era um abnegado servidor e amante, Arq.Jacques Paul Mer.
Presidente Honorário da «Aliança Francesa do Algarve», a cujos destinos presidiu em efectividade entre os anos de 1997 a 2014, houve-se sempre como um cidadão interventivo e colaborador. Era-o de modo especial na aproximação entre a França e Portugal, através daquela Instituição que tão relevante papel cultural tem operado. Foi a «Alliance Française», constituída no pós II Guerra Mundial, que, a propósito do falecimento ocorrido aos 88 anos, se expressou: «Uma vida plena de história, sorrisos e celebrações», enquanto o seu Presidente Directivo, António Bernardes, declarava: «numerosos anos ele foi a imagem da Aliança, num exemplo de devoção, trabalho e abnegação».
A «Festa do Cinema Francês», o saudoso Paul Mer era um devoto fiel da França e da sua actividade cinematográfica, chegou ao Algarve por via das suas persistentes diligências, constituindo hoje uma referência no calendário anual da vida cultural e artística farense.
Desapareceu mais uma referência citadina, um homem que não havendo nascido em Faro, adorava a capital sulina, com a plena dedicação dos seus filhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário