segunda-feira, 13 de setembro de 2021

 OS «COSTELETAS» RAFAEL CORREIA E BRITO FIGUEIRA DISTINGUIDOS COM A «MEDALHA DO MUNCÍPIO DE FAR - GRAU OURO»


                                No dia 7 de Setembro em que Faro assinalou o «Dia do Município», no decurso da sessão solene comemorativa e realizada no Teatro das Figuras, de entre as personalidades homenageadas, contavam-se os antigos alunos da Escola Tomás Cabreira - Rafael das Neves Correia (a titulo póstumo) e Henrique Luís Brito Figueira.

                                A condecoração póstuma ao Rafael Correia, natural de Santa Bárbara de Nexe, que foi um dos mais brilhantes «homens da Rádio em Portugal», havendo marcado assinalada presença na inglesa BBC, em Londres e na EN/RDP, em Faro, foi entregue a sua viúva, que se encontrava acompanhada pela filha. O seu famoso programa «Um lugar ao Sul», transmitida nas manhãs de Sábado, foi, várias vezes, considerado o «melhor programa da Rádio Portuguesa».

                                  Henrique Luís de Brito Figueira, o conhecido Brito Figueira, nascido nos Vilarinhos (São Brás de Alportel) e desde os 6 anos radicado em Faro, encontrava-se acompanhado pela Família, liderada pela Esposa, a também «costeleta» Maria Beatriz Rosa Brito Figueira. Toda a já longa vida (87 anos) deste nosso companheiro tem sido servir o Algarve e as suas gentes, ao longo de décadas de exemplaridade profissional, cívica, de cidadania e de rotarismo.

                                 Á memória de Rafael Correia as nossas mais expressivas homenagens e lembranças. Ao Brito Figueira o testemunho de uma fraterna admiração e orgulho das gentes «costeletas».


                                                                                      JOÃO LEAL


Sem comentários: