quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                  UM LUGAR DE CULTO PARA OS ISLAMITAS


                  É crescente o número de crentes islamitas que estão radicados entre nós, de modo próprio nesta cidade Faro, por via das correntes migratórias actuais, com novos países emissores, caso do Bangladesh, Nepal e outros. Aumentam assim os crentes no Islamismo, a segunda religião monoteísta com mais seguidores no Mundo, firmando presença em todo o país e com uma incidência própria no Algarve, terra profundamente ligada a este credo.

                  Aqui, nesta cidade, que é a «Nova Jerusalém» (árabe, judaica e cristã), com uma grande tradição ecuménica e, felizmente, uma vivência de profunda liberdade, seja-o em política como em religião, os crentes em Alá e seguidores do Profeta Maomé, reúnem-se para a «Oração» às Sextas Feiras (dia santo para o Islão) numa cave em imóvel na zona do Bom João.

                   Espaço exíguo e com pouca dignidade para um acto de significado transcendente, que bem merece conhecer novo local, mais amplo e com condições para o cumprimento de um dos preceitos ismaelitas.

                   Somos para que esse local seja encontrado e que, aos manifestos ensejos da já expressiva comunidade do Islão vivente entre nós e que no diálogo havido com o Município tem encontrado a maior e mais compreensível abertura.

                    Que em 2022 os farenses, como nós ainda que professando um credo diferente, possam ter o seu digno local de culto!


Sem comentários: