quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       No Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) a Estação Náutica de Faro, face á importância do turismo marítimo para o Concelho, lançou uma plataforma digital (www.nauticalfaro.com) com inúmeras informações para os visitantes.

         O Turismo do Algarve (TA) está empenhado em alavancar o regresso dos eventos profissionais à Região, havendo, recentemente marcado presença em três eventos do sector. Aconteceu em Copenhague (Dinamarca) - «The Meeting Space Autumn»), em Londres (Inglaterra) - (Construtions for All» e em Cascais (Portugal) - «Portugal Business Meeting».

           Dos três aeroportos portugueses continentais o de Faro foi o que menos contribuiu para a emissão de gases com efeito de estufa, gerando 570 mil toneladas dos referidos gases.

            Apesar do ano marcado pela pandemia a EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) voltou a conquistar a «Bandeira Verde» do projecto Eco - Escolas pelas acções desenvolvidas em prol do meio ambiente.

               Um novo percurso pedestre no centro histórico de Albufeira foi criado pelo Município, com início e término no Posto Municipal de Turismo. Os caminhantes encontram um totem com toda a explicação do percurso que tem uma distância de 7,1 klms. nas 3 variantes.

                 «Quinta Dourada» se chama um novo empreendimento turístico em Albufeira, com projecto do conhecido arquitecto Vasco Vieira. Nuna área de 4,6 hectares comporta 97 prédios, que incluem vivenda e um hotel boutique.

                     Vários docentes e investigadores da UAL (Universidade do Algarve) participaram no 2º seminário internacional que decorreu em Tessalónica (Grécia) no âmbito do projecto SuSCons, intitulado «Enchanging Sustainable Tourism in small Fashsinating Med Towns».

                         Um seminário visando incentivar um modelo sustentável e de qualidade em turismo, com serviços inovadores e responsáveis teve lugar em Anatoliti (Grécia), com a participação de representantes de 7 países: Portugal, Itália, Espanha, Croácia, Grécia, Eslovénia e Albânia.

                          O Algarve, através das secções da Escola de Hotelaria e Turismo, conquistou 3 dos galardões em disputa no «Hospitality Educatin Awards», que decorreu no Estoril, organizado pela Associação Fórum Turismo, destinados a distinguir a formação turística e hoteleira, bem como a estimular a melhoria da qualidade formativa. Foram distinguidos com os prémios referentes aos melhores Projecto Educacional - Clube Ciência Viva (Vila Real de Santo António), Carreira Jovem  - Daniela Silvestre (Portimão) e Professor / Formador Abílio de Jesus Nascimento Guerreiro (Faro).

                          Vindo de Valência (Espanha) rumo a Lisboa escalou o porto de Portimão, o navio de cruzeiros «Star Segund», com 100 passageiros americanos e 164 tripulantes.

                            A ALMARGEM (Associação de Defesa do Património Natural, Cultural e Ambiental do Algarve) reeditou o livro «Anfíbios do Algarve», que foi apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres e é de grande valia para o turismo de ar livre.


                                                                                      JOÃO LEAL  


Sem comentários: