segunda-feira, 13 de setembro de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                    «PORTUGAL E O TURISMO»

                  No decurso da «Feira do Livro», que decorreu em Lisboa, foi apresentado o livro «Portugal e o Turismo», que tem coordenação dos Professores da Universidade do Porto, Luís Pena Moreira, Luís Ferreira e Jorge Ricardo Pinto. Os textos são assinados por 28 cotados especialistas. A obra foca a análise do turismo no período pós - pandemia e «é uma reflexão pluridisciplinar, de lar espectro e multiescalar» para a compreensão profunda do desenvolvimento das actividades de lazer e turismo.


                       «TRABALHAR E VIVER NO SÉCULO XXI - ESTUDOS DO TRABALHO EM PORTUGAL»

                                   DUARTE ROLO, RAQUEL VARELA E ROBERTO DELLA SANTA

                               No auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, decorreu a apresentação da obra «Trabalhar e Viver no Século XXI - Estudos do Trabalho em Portugal», que teve o apoio à publicação do Município Louletano e em act6o que coincidiu com a V Conferência Anual do Observatório para as Condições de Vida e do Trabalho. São seus autores os drs. Duarte Rolo, Raquel Varela e Roberto della Santa.


         «JOSÉ FRANCISCO SOBRAL - MEMÓRIAS DE UMA VIDA» 

                                                         Dr. Nuno Campos Inácio

                                  Na Sociedade Recreativa Figueirense, na Figueira (Portimão) foi apresentado o livro «José Francisco Sobral - Memórias de uma vida», com coordenação do dr. Nuno Campos Inácio e edição da Arandis. É o mesmo um testemunho do autarca (Presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e Vereador da Câmara Municipal de Portimão) e do dedicado dirigente associativo, bem como interventor na vida comunitária José Francisco Sobral. O seu honrado nome foi dado à Escola Básica da Mexilhoeira Grande, numa homenagem de grande significado.


                        «PRISMA DE CRISTAL»

                                                      CASIMIRO DE BRITO

    Uma compilação fac - similada do suplemento cultural de «A Voz de Loulé», «Prisma de Cristal» que, sob a direcção do poeta Casimiro de Brito, foi publicado entre 1956 e 1959 e constituiu um tempo novo na vida cultural portuguesa e foi «semente da poesia contemporânea» foi apresentada no decurso de uma sessão de homenagem na «Casa do Meio Dia», na cidade louletana, donde aquele vate, antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, é natural. Usaram da palavra Os Prof. Doutor Carlos Ferré, António Cortez e Nathalie Dias (directora de «A Voz de Loulé». A edição foi da «Sul, Sol e Sal» e «Prisma de Cristal» iniciou a sua publicação em 15 de Outubro de 1956, quando Casimiro de Brito (galardoado coma Ordem do Infante Dom Henrique, ex-presidente do PEN Clube Português e ex - vice presidente da Associação Portuguesa de Escritores) tinha apenas 18 anos. «Prisma de Cristal» foi um dos mais antigos suplementos literários da Imprensa Portuguesa.


                                                                                        JOÃO LEAL  


Sem comentários: