ENCÍCLICA PAPAL «FRATELLI TUTTI» EM CONFERÊNCIAS NO ALGARVE
No âmbito das celebrações do «V Dia Mundial dos Pobres», instituído pelo Papa Francisco há 5 anos a Cáritas Diocesana do Algarve promoveu duas conferências nas Igrejas de São José, nas Ferreiras e de São Luís em Faro.
Foi conferente o conhecido teólogo Dr. Juan Ambrósio, Mestre em Teologia Sustentada na Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Teologia) que em exposições claras, concisas e ordenadas expôs os princípios deste documento papal de tão relevante importância para o mundo contemporâneo. É autor de vários livros entre os quais «A Misericórdia de Deus».
Em ambos os locais a apresentação esteve confiada a Carlos Oliveira (Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve) que apontou o currículo científico do conferente e a valia como percurso para a «Casa Comum» da Encíclica do Papa Romano.
Na sessão realizada em Faro o encerramento foi do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, que apontou o significado do «Dia Mundial dos Pobres» no actual contexto mundial.
JOÃO LEAL
NOVA DIRECÇÃO DA CÁRITAS DO ALGARVE
Durante a concelebração eucarística na Sé Catedral, em Faro, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, assinalando o «V Dia Mundial dos Pobres», instituído em 2017 pelo Papa Francisco I, empossou a nova direcção diocesana da Cáritas. É a mesma constituída por: Carlos Oliveira (presidente), Patrícia Mendonça (secretária), Rui Ortega Mendonça (tesoureiro) e Rui Jerónimo, Sónia Vargas e Virgílio Vargas (vogais). O Conselho Fiscal é presidido por Paulo Lopes, que tem como vogais António Ventinhas e Carlos Piscarreta, sendo Assistente Eclesiástico o Rev. Cónego Carlos de Aquino.
O Prelado Algarvio afirmou no acto que «a Cáritas é a linha avançada da Igreja no combate à pobreza».
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário