,
«FARO, MAIS VERDE»
Mais do que palavras e intenções expressas e assinadas na recente Cimeira pela Terra, que ocorreu em Glasgow, com a participação de altas figuras mundiais, tal como o havido em anteriores encontros congéneres, importa sim passar aos actos. Mais uma vez o aforismo popular, nessa ciência do povo amalgamada em milhões de anos de existência se reafirma e confirma: «Palavras, leva-as o vento...».
Vem este prólogo a propósito da «Operação Montanha Verde» que nos dias 21 e 22 de Novembro (Domingo e 2ª feira) vai ter lugar no Campus das Gambelas da prestigiada Universidade do Algarve e que se concretizará na plantação de 3 500 árvores. Serão outros tantos pulmões a expelirem o necessário oxigénio naquela zona farense para combater os perniciosos efeitos da poluição atmosférica. Serão outras tantas árvores a trazerem nova vida à vida em extinção, por culpa, de nós habitantes do planeta Terra, casa comum em que vivemos. Será mais um aportar a um Faro mais verde e ambientalmente mais saudável. Será ali num dos «campos do saber» dos campus universitários que a ideia do benfeitor Pedro Lavia crescerá com o querer de centenas de voluntários decididos e amigos da Humanidade. Aquele conhecido empresário turístico, que ao Algarve e á Ciência tem prestado tão relevantes serviços, através da sua modelar empresa, o ZooMarine, na Guia. Mexicano de origem Pedro Lavia ama esta terra do Sul, do Sol e do Sal, como se sua fosse e ora conta com a valiosa e imprescindível colaboração da Universidade do Algarve, através do seu generoso Grupo de Voluntários V - A, da Câmara Municipal de Faro e de outras colaborantes ntidades, como são os casos da Euroeventos, Algar, Nutriverde, etc.
Preciso agora é que nós, cidadãos farenses, marquemos a nossa presença, juntando-nos aos milhares de outros que, desde 2016 e em oito concelhos algarvios (Silves, Loulé, Portimão, Monchique, Tavira, São Brás de Alportel, Lagoa e Olhão) participaram na «Operação Montanha Verde», em que já foram plantadas mais de 79 mil árvores.
«Voluntários de todas as idades» é o pedido expresso pelos promotores, os quais, por razões logísticas e organizativas, se podem e devem inscrever através de «https://montanhaverde.Zoomarinept.»
É um acto generosamente cívico que pede a presença de cada um.
Sem comentários:
Enviar um comentário