terça-feira, 30 de novembro de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


     «SALIR ENTRE A LENDA E A HISTÓRIA»

                           DRS. ADALBERTO ALVES E JORGE GRAÇA

        No Auditório de Escola Professor Sebastião Teixeira, em Salir, foi apresentado pelo Dr. João Vasco Reys, o livro «Salir entre a Lenda e a História». A sessão conheceu apontamentos musicais por Eduardo Ramos.

        A obra é da autoria de dois conhecidos arabistas portugueses, os drs. Adalberto Alves e Jorge Graça e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. O Presidente deste Município, eng. Vítor Aleixo, afirmou: «esta belíssima obra que, segundo um dos autores, não se quer em normalidade do ponto de vista da sua escrita, convida-nos a revisitar a história do período islâmico de Salir, de questionar verdades históricas». A publicação integra-se no projecto europeu «Geoparque Algarbiensis - Loulé, Silves e Albufeira».


               «DO ALGARVE A MARROCOS E Á ÍNDIA - FRANCISCO BARRETO E A CASA DE QUARTEIRA»

                                             PROF. NUNO VILA - SANTA

                    Foi galardoado com o Prémio «Almirante Sarmento Rodrigues», destinado a distinguir as melhores obras sobre os Descobrimentos Portugueses, o livro da autoria do historiador e investigador pós - doutoramento Nuno Vila - Santa intitulado «Do Algarve a Marrocos e à Índia - Francisco Barreto e a Casa de Quarteira - Séculos XV e XVI». Editado pela Câmara Municipal de Loulé foca a figura de D. Francisco Barreto (Alcaide Mor de Faro) e que foi Governador da Índia (1555 /1558).


                   «O SOL OS ECLIPSES»

                                                DRS. LUÍS VIEGAS GONÇALVES E JOÃO LUÍS GONÇALVES

                         Membros do Astro Clube de Faro os drs. Luís Viegas Gonçalves e João Luís Gonçalves são os autores do livro «O Sol e os Eclipses», incluído no Plano Nacional de Leitura. Foi apresentado na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro e escrito a propósito do eclipse solar de 1919, cujas observações confirmaram a «Teoria da Relatividade Geral», de Einstein.


                                                                        JOÃO LEAL


Sem comentários: