«AS MINHAS E OUTRAS MEMÓRIAS DE QUARTEIRA»
CÉSA CORREIA
Pode dizer-se que a vida do conhecido árbitro (o mais internacional de todos os algarvios), empresário e escritor César Correia, se divide entre 3 concelhos. São eles Tavira (onde nasceu na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo), São Brás de Alportel (onde vive a maior parte da sua vida e a que está visceralmente ligado) e Loulé (dado que Quarteira foi a sua opção residencial).
Daqui que, com toda a naturalidade, haja surgido o livro «as minhas e Outras Memórias de Quarteira», publicado pela Câmara Municipal de Loulé, tal como sucedera com a sua homóloga autarquia de São Brás de Alportel, com o anterior livro escrito por César Correia «Da rivalidade á União - História do Futebol em São Brás de Alportel - 1913 / 1970».
A obra, que é aguardada com grande e justificada expectativa será oportunamente apresentada em coincidência com a exposição «Seis mil anos de História de Quarteira», patente nesta cidade louletana.
César Correia afirmou a propósito deste seu novo livro «São histórias contadas e vividas na primeira pessoa ou seja pedaços do caminho da vida real».
«BEZERROS DE OURO»
DR. JOSÉ DIAS SANCHO
No âmbito do protocolado entre a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel de reedição das obras do escritor sambrasense Dr. José Dias Sancho (1889 / 1929) surge agora o livro Bezerros de Ouro». A obra fora editada, após a morte do escritor, pelo seu sobrinho Roberto Nobre, no ano de 1930, conhece agora a sua primeira reedição. A apresentação na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro foi-o pelas professoras da Universidade do Algarve, Dras. Sílvia Quinteiro e Maria José Marques.
O protocolo assinado prevê a edição de 2 livros em cada ano, de um total de seis, de que o primeiro «Deus Pan e outros contos» saíra há alguns meses.
«HISTÓRIAS DO ZOO»
SOFIA BARROSA E SCHELTING
Assinalando o 21º aniversário do Parque Temático Zoológico de Lagos foi publicado o livro infantil «Histórias do Zoo», escrito por Sofia Barrosa e Shelting. Nele se narra a vivência deste parque e dos seus habitantes, constituindo uma importante referência ao papel dos zoológicos na conservação e preservação da vida selvagem.
«PESCA NO ALGARVE MEDIEVAL»
DOUTORANDO JOSÉ MARCELINO CASTANHEIRA
Filho e neto de algarvios o autor desta obra é um gestor aposentado com mais de 40 anos ligados ao mar e às pescas. Licenciado em Psicologia (Gerontologia Social) e Mestre e Doutorando em História e Património, exerce as funções de Presidente da APOS (Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão). O valioso livro é editado pela «Sul, Sol e Sal», em cujas instalações em Loulé decorreu a respectiva apresentação. Teve a mesma a intervenção dos Professores da Universidade do Algarve, Álvaro Garrido e Luís Filipe Oliveira. Nele se relata a actividade piscatória nos mares algarvios desde o século XII até ao reinado de D. Manuel I.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário