terça-feira, 2 de novembro de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


             «O SAL DAS PALAVRAS

                                         FRANCISCA GRAÇA    

           Com intervenções da dra. Dina Lapa (Presidente do Elos Clube de Faro) e de Joaquim Teixeira (Professor de Arte Dramática na Universidade Sénior do Algarve) foi apresentado em Faro (Biblioteca Manuel António Ramos Rosa) o livro «O Sal das Palavras», da autoria da escritora Francisca Graça. Disse-se a propósito «Neste livro, em que se estreia na poesia, as palavras fluem ao sabor do cruzamento com a liberdade própria de quem se entrega ao sentido puro que a invade a cada momento».


                «DESENHAR NO ESCURO»

                                                      

                                                          ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

            Em Loulé, no Palácio Gama Lobo, foi apresentado o livro da autoria de António Jorge Gonçalves, intitulado «Desenhar no escuro», em simultâneo com uma palestra e uma oficina de desenho. A obra é «uma narrativa sem palavras», que apresenta «desenhos a lápis branco sobre cadernos de cartolina preta», efectuadas em 2020 e 2021. O autor é um conhecido artista com várias novelas gráficas e formador na Fundação Calouste Gulbenkian.


                  NATIONAL GEOGRAPHIC

                        «AS VILAS E ALDEIAS MAIS BELAS DE PORTUGAL» 

                   A mundialmente prestigiada revista «National Geographic, na sua edição «Especial Viagens» dedicou um número às «Vilas e Aldeias mais belas de Portugal». Nelas se incluem as terras algarvias de Alcoutim («Guardiã ancestral do Grande Rio do Sul»), Cacela Velha («Há milhares de anos a vigiar a Ria Formosa»), Estoi («Romanos e Românticos»), Alte («Aninhada na Beira Serra») e Bordeira («Entre a terra e o mar»). Os textos descritivos são assinados, respectivamente, pelos jornalistas Daniel Reis, o que se refere à vila alcoutineja e Elisabete Rodrigues, os restantes.

                                                                                JOÃO LEAL

  


Sem comentários:

Enviar um comentário