sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       A Chef Algarvia Noémia Jerónimo, («Chef do Ano 2021», para a «Boa Cama, Boa Mesa»), do restauranta «Noémia & Jerónimo», nas Cabanas de Tavira,foi a convidada para elaborar o jantar do 17º aniversário do prestigiado restaurant «Eleven», em Lisboa. Trabalhou com os mundialmente famosos «chefs» Oscar Veloso, de Madrid e Joachim Koerper.

         A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, de que é directora a algarvia Professora Alexandra Gonçalves, assinalou os 30 anos do Curso de Gestão Hoteleira e Turismo e os 35 anos do Curso de Gestão, com uma gala, sob o tema «Celebrar o passado, pensar no futuro», que decorreu no Teatro das Figuras.

           Foram realizados dois documentários de promoção da Costa Vicentina - «Viver de quê - memórias orais de vida e de trabalho» e «Mare Nostrum - E se a Fortaleza fosse minha?», num investimento de 2 200 euros. A produção foi da Associação de Municípios Terras do Infante (Lagos, Vila do Bispo e Aljezur), Associação do Desenvolvimento do Sudoeste e Associação Cultural de Aljezur.

                Os portugueses salvaram o «Verão Turístico do Algarve», com 3,6 milhões de dormidas no 3º trimestre de 2021, enquanto os estrangeiros se ficaram pelas 2,6 milhões de pernoitas.

                  Todos os dias chegam mais e mais pedidos de empregados para preencherem lugares à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

                   No período de 5 de Dezembro a 6 de Janeiro (Dia de Reis) o complexo de luxo Vila Vita Parc (Lagoa) apresenta o «Tropacaliente» - «o tropical em todo o seu esplendor sensorial de emoções quentes e vibrantes».

                    O conhecido artista José Praia, líder do conjunto «Água Viva» actuou, com grande êxito no navio de cruzeiros «Virtuosa» (Espanha, França e Itália) e no fim do ano estará na Áustria.

                     O Dr. Hélder Martins, ex - presidente da Região de Turismo do Algarve, ex - vice - presidente da Câmara Municipal de Loulé, licenciado em gestão turística, proprietário do Hotel Rural Quinta do Marco (Tavira), é candidato à presidência directiva da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), cujas eleições decorrem Janeiro, por via do pedido de demissão de Elidérico Viegas.

                          «Cataplanas do Mundo» é um certame no âmbito da candidatura de «Faro, Capital Europeia da Cultura - 2027» que decorre até 2 de Dezembro, promovido pelo Município, Tertúlia Algarvia e Associação Doina. «A tradição da capital algarvia alia-se à gastronomia de vários países - Brasil, Roménia, Marrocos, Paquistão e Cabo Verde».

                            Encontra-se em consulta pública o «Metro de Superfície» que ligará Faro ao Aeroporto, Universidade, Parque das Cidades, Loulé e Olhão, com uma extensão de 35 klms. e no estilo «traim / train».


                                                                                   JOÃO LEAL


Sem comentários: