SEMINÁRIO ASSINALA O CENTENÁRIO DA INSULINA EM FARO
«Dependência da insulina em contexto de viagem. Necessidades e desafios» foi o tema do seminário online promovido pela CINTURS (Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem Estar) da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e que se integrou nas comemorações do centenário deste medicamento fundamental para a vivência dos diabéticos.
Conheceu o mesmo, transmitido desde o Campus das Gambelas, em Faro, uma ampla participação, revestindo-se de curiosos e científicos aspectos colocando frente a frente a pandemia diabética e a prática do turismo.
A coordenação esteve confiada à jornalista dra. Marta Duarte (Lusa), registando-se intervenções da Professora Doutora Helena Guita Almeida, que referiu os propósitos da oportuna iniciativa; no painel «Contadores de Histórias» da escritora Catarina Mendanha, autora do livro «Maria descobre a Diabetes» e do jornalista João Leal, que referiu casos ocorridos nas suas viagens pelo Mundo e as contingências de ser diabético.
O painel «Medicina e Congéneres» foi preenchido com as intervenções do Dr. Carlos Godinho (médico coordenador da Unidade de Diabetologia do Hospital Centro Hospitalar e Universitário do Algarve) e da nutricionista Dra. Maria Moniz Vidal.
No que respeita a «Turismo» intervieram a Eng. Manuela Rosa (Coordenadora do Cintur) e a Dra. Fátima Catarina (Vice Presidente da Região de Turismo do Algarve).
A Ualg assinalou assim, de modo significativo, a comemoração dos 100 anos da descoberta da insulina, uma hormona que permite regular os níveis de açúcar no sangue, proporcionando um maior conhecimento, contribuindo deste modo para o bem estar de vasto espectro da população.
JOÃO LEAL
Sem comentários:
Enviar um comentário