sexta-feira, 7 de agosto de 2020

CRÓNICA DE FARO - JOÃO LEAL

RUI REBOCHO, UM «DINOSSAURO»
DO TURISMO ALGARVIO

Uma certa similitude gémea nos unia, dado que nascemos no mesmo dia (26 de Dezembro de 1937) e com pouca diferença no tempo de vir ao mundo, nossos progenitores eram amigos e o «ver a luz do ilia» aconteceu a escassa distância um do outro. Foi, no caso do Rui Godinho Rebocho, numa das artérias paralelas que unem as Ruas Sebastião Teles e Miguel Bombarda e eu nesta última. Sempre ao longo da vida mantivemos uma amizade sólida e fraterna que, curiosamente, culminou com o nos encon­trarmos em camas contiguas DOS.O. (Serviço de Observação) do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve), onde este genuíno farense viria a falecer. Ambos éramos de reduzida altura dizendo-se em tom jocoso que o tamanho tivera que ser distribuído pelo dois!
Frequentou as Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira e era, portanto, um orgulhoso «costeleta».
O Rebocho foi um dos artífices, daqueles a quem a história do turismo regional pouco ou nada se refere, porque se houve, como sempre na vida, com uma humildade e uma operosidade admiráveis. Aconteceu nos anos de lançamento desta «indústria sem chaminés» quando integrou a equipa da EVA (Empresa de Viação Algarve), sob a direcção de dois saudosos «cos­teletas» (alunos da Escola Tomás Cabreira), Aruba! da Cruz Guerreiro e Rogério Costa. Depois desta entidade aconteceu a gerência das conceitua­das Hotelcar e Wagons Lits e outras às quais prestou toda a sua compe­tência e saber. Igualmente desempenhou funções como responsável pelo Parque de Campismo da Praia de Faro e pela Galeria Trem.
Foi actor de apreciável valor DO Grupo de Teatro Lethes (ex Círculo e Ex Teatro da Serrapilheira), com notáveis desempenhos na «Trilogia das Barcas», «O lugre», ««Castro», «Grande Teatro do Mundo» e outras peças.
Empenhado no associativismo e intervenção cultural e cívica de­senvolveu meritória acção DO Skal Internacional do Algarve (Profissionais de Turismo) e foi um dos grandes e empenhados organizadores das várias edições do «Congresso de Turismo do Algarve».

'
 



 
                                                          
                                             JOÃO LEAL

Sem comentários: