quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL




O EXEMPLO VEM DE ALCOUTIM

       Com a recente renovação do protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Alcoutim e a ADEMADA (Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Doente Diabético do Algarve) deu-se mais um importante passo na cobertura de cuidados médicos especializados e proporcionados aos alcoutinejos pela autarquia e por esta IPSS.
       De entre os 16 municípios que constituem na sua indesmentível unidade a terra algarvia, uma diminuta meia dúzia, por excesso, aderiu a esta celebração protocolar objectivando um dos grandes motivos da instituição criada pelo eminente diabetologista Dr. Eurico Gomes. Fê-lo em 1966 quando dirigia, com aquela dedicação que sempre lhe foi peculiar, o Núcleo de Diabetologia do então Hospital Distrital de Faro, em conjunto com um grupo de dedicados profissionais da saúde, alguns dos quais continuam a prestar a sua valiosa colaboração.
    A AEDMADA motiva a luta contra esta terrível enfermidade de tão marcante presença na sociedade contemporânea e com uma crescente expansão, a que nem sempre ou quase nunca se tem prestado a devida atenção, bem como um melhor conhecimento da doença, divulgando as suas causas e efeitos e a sua importância como problema de saúde pública e criando estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas do quotidiano do doente diabético.
        Quando intitulámos esta crónica de «O exemplo vem de Alcoutim» queremos dizer isso e apenas isso mesmo. É que este gesto dos autarcas daquele concelho da beira - Guadiana significa, para além das motivações básicas, o testemunho que deve ser um caminho a seguir por todos os municípios algarvios: apoiar os seus diabéticos e apoiar a AEDMADA.
João Leal


Sem comentários: