sábado, 8 de agosto de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


PARABÉNS  NELSON


É um dos mais cotados acordeonistas, a nível mundial, o Nelson Con­ceição, nascido nessa catedral do «fole», o instrumento musical tão que­rido às gentes algarvias, que é a típica aldeia da Bordeira, na freguesia rural de Santa Bárbara de Nexe. Trouxe, desde o berço o ADN do acordeão, no seguimento de sucessivas gerações de bordeirenses (José Ferreira, Barra Bexiga e tantos outros, que atraíram aquela terra onde nomes gigantes co­mo a sempre lembrada Eugénia Lima.
Este é um dos farenses que honram e é justificado orgulho da «Terra Mãe» e a quem a Câmara Municipal de Faro prestou homenagem em 2002 com a merecida atribuição da «Medalha de Mérito Cultural - Grau Prata».
Nelson Conceição venceu o «VIII International Portuguese Music A­wards» em Música Instrumental, certame realizado nos Estados Unidos da América (New Bedford, Massachusetts) e destinado a «reconhecer e pre­miar músicos portugueses e de raízes portuguesas». Fê-lo com a composi­ção «Mr, Machado» que, tal como a outra composição seleccionada, «Cha­rolesa», fazem parte do disco «Descobrindo-me». O primeiro tema é uma homenagem ao Professor Joaquim Machado que foi seu dedicado mestre de música e de acordeão durante dez anos, um distinguido farense, natural de Estoi, que emigrou por França e Canadá, regressando ao seu e nosso Algar­ve.

Mas além da brilhante carreira esmaltada por êxitos alcançados em todo o Mundo (Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Esta­dos Unidos da América do Norte), como este na nação norte - americana, há que destacar a notável acção docente do insigne músico, que se licen­ciou em Educação Musical (Escola Superior de Educação de Beja) e al­cançou uma pós - graduação em Estudos de Música Popular (Universidade Nova de Lisboa). É que, exercendo a docência musical por este Sul em fora (Bordeira, Albufeira, Loulé, Castro Verde ... ) regista, como professor mais de 50 primeiros prémios e mais de uma centena de pódios, entre os seus alunos, alguns deles já grandes e distinguidos artistas.

  JOÃO  LEAL

Sem comentários: